quarta-feira, 2 de março de 2011

Pr. Celso - As Qualificações do Sacerdote


Você já assistiu o filme: “O Resgate do Soldado Ryan? Esse filme conta a história de um soldado que havia perdido todos os seus irmãos em batalha na guerra e o exército dos Estados Unidos resolveu fazer de tudo para resgatar aquele filho que havia restado para que a mãe não ficasse sem nenhum filho, pois só restará ele. Então foi designado um grupo de soldados para cumprir essa missão de resgatar o soldado Ryan. Só que no decorrer da missão todos aqueles soldados foram morrendo um a um. E quando o líder daquele grupo estava para morrer no cumprimento dessa missão ele disse ao soldado Ryan:

- Faça com que a sua vida tenha valido a pena o sacrifício de todos nós.

Eu gostaria de dizer a você que isso é exatamente o que o SENHOR espera que façamos a partir de todo o sacrifício que Ele fez por nós. Ele espera que a nossa vida valha a pena o sacrifício que fez na Cruz. Ele espera que nós tenhamos um comportamento de vida que dê importância a morte do Senhor Jesus. Isso é totalmente possível para cada um dos irmãos que estão aqui presentes. E eu como pastor da igreja ficaria muito contente em ser pastor de uma igreja que tem um comportamento de vida que leva em conta o sacrifício do Senhor Jesus.



Hoje iremos meditar um pouco no padrão de vida que Deus espera que vivamos.

(II Cor. 5:10)

“Portanto importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”

Você precisa estar ciente que um dia todos iremos comparecer perante o tribunal de Cristo. Esse tribunal é o lugar onde um dia nós estaremos diante do Senhor para prestar contas. Prestar contas do que? Prestaremos contas segundo o bem ou o mal que tivermos feito por meio do corpo.

Então preste atenção! Todos que fazem parte desse corpo que chamamos corpo de Cristo serão julgados. Ainda que eu e você sejamos salvos justificados pela Fé que professamos ter, ainda assim seremos julgados por nossas ações e comportamentos como cristãos. Então, é importante que todos nós tenhamos consciência que sem exceção seremos julgados.

Pergunte ao seu irmão:

- Você tem consciência de que um dia o Senhor irá julgá-lo por suas ações como crente?

Talvez você pense que o Deus de misericórdia terá misericórdia nesse dia, levando em conta a sua displicência como crente. Mas, esse juízo não será com misericórdia. Lembre-se que é um Juízo. A Justiça é algo que leva em conta simplesmente aquilo que você fez. A Justiça é sobre Obras, ela não tem haver com Graça ou Misericórdia.

Lembre-se, que hoje é tempo de Misericórdia, hoje é tempo de Graça. No dia do Juízo será o dia do Juízo sobre as Obras que você fez hoje. Quantos estão entendendo?

Não se deixe enganar! Por que é assim? Porque simplesmente o que você fez ou faz durante essa sua vida cristã tem conseqüências e isso será julgado por Deus um dia. E nesse dia todos nós estaremos ali diante do TRIBUNAL DE CRISTO.

Mas, então se temos consciência de que seremos julgados um dia, precisamos saber pelo que seremos julgados! E pelo que seremos julgados pastor? Pelas OBRAS.

Diga ao seu irmão:

- Eu e você seremos julgados por nossas OBRAS.

Nós seremos julgados pelas Obras. E que Obras são essas? 

Essa Obra é o PROPÓSITO que Deus coloca em sua vida. Você será julgado por aquilo que Deus diz que você deveria ter feito.

Então, para clarear melhor nossas mentes vamos ver alguns exemplos bíblicos.

Ex. Noé. Deus deu um Propósito para vida de Noé. Num tempo onde não chovia, Deus diz para Noé gastar parte da sua vida fazendo uma Arca porque Ele (Deus) iria mandar muita chuva e todos iriam morrer. Então, as pessoas passavam e olhavam para Noé e diziam: - Esse Noé é louco! Nunca choveu e ele está aí construindo uma Arca! É doido! Todos chamavam Noé de Louco, mas esse era o PROPÓSITO de Deus para vida de Noé e quando a chuva veio todos aqueles que criticaram Noé viram perceberam de uma forma tardia que Noé tinha um motivo para estar construindo a Arca.

Você pode até pensar que isso é bobagem! Mas, se você é cristão pelo menos creia e entenda que você só está aqui hoje porque Noé se dispôs a cumprir o PROPÓSITO de Deus na sua vida. Noé seguiu a DIREÇÃO de Deus e cumpriu o PROPÓSITO que Deus colocou em sua vida, se esse PROPÓSITO não tivesse se cumprido na vida de Noé você com certeza não estaria aqui.

Ex. Abraão. Na vida de Abraão não foi diferente. Deus disse para Abraão: - Sai da tua casa, da tua parentela e vai para onde eu vou lhe mostrar. Abraão fez isso. Abraão também cumpriu o PROPÓSITO de Deus em sua vida e da mesma forma você só está aqui hoje porque Abraão também cumpriu o PROPÓSITO de Deus em sua vida.

Então, veja! Tanto Noé como Abraão serão julgados pela Palavra de Deus que foi dada em suas vidas, ou seja, pelo PROPÓSITO que Deus colocou em suas vidas.

Ex. Moisés. E na vida de Moisés? Na vida de Moisés foi diferente? Não! Deus também deu um PROPÓSITO para ele. Qual foi o PROPÓSITO na vida de Moisés? Deus disse para Moisés: - Tira o meu povo do Egito e conduza-o pelo deserto para que eles cheguem em Canaã. Esse foi o PROPÓSITO de Moisés.

E da mesma forma se Moisés não tivesse cumprido o PROPÓSITO de vida de Deus em sua vida, nós também com certeza não estaríamos aqui hoje. E Moisés também será julgado em cima desse PROPÓSITO que Deus colocou na vida dele.

Então observe que o cumprimento de um PROPÓSITO de Deus na vida de um homem reflete na vida daqueles que virão no futuro. E Deus zela por isso. E esse cumprimento está diretamente ligado ao VEREDITO do SENHOR no dia do seu julgamento.

Agora! E nós seremos julgados por qual PROPÓSITO? O que nós temos que fazer? Eu preciso saber o que eu tenho que fazer, pois afinal de contas eu serei julgado por isso.

(I Pe. 2:9)

“Vós porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”

Então, fica claro aqui! Deus gerou um povo, aqueles que crêem em Jesus, aqueles que foram transformados em SACERDOTES REAIS. Sacerdotes do Reino de Deus com a finalidade de proclamar as virtudes desse Deus.

Nós somos Sacerdotes Reais e temos uma missão: PROCLAMAR as VIRTUDES DE CRISTO.

Isso nada mais é do que o SENHOR nos deu como missão em Mateus 28...

(Mat. 28:18-19)

“18. Jesus aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.
19. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo;
20. ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.”


Então, Veja! Em cada dispensação sempre existiu um PROPÓSITO para aqueles que são chamados filhos de Deus e aqueles que cumprem esse PROPÓSITO são chamados de VENCEDORES. E nessa dispensação que começou a partir da morte e ressurreição de Jesus, Ele deixou claro que o nosso PROPÓSITO é fazer DISCÍPULOS e fazer DISCIPULOS é ensinar as VIRTUDES de CRISTO. Ele é o nosso PADRÃO e nós temos que gerar DISCÍPULOS À IMAGEM DELE. Esse é o PROPÓSITO de todo CRISTÃO e um dia o SENHOR irá nos JULGAR por esse PROPÓSITO. É em cima disso que seremos JULGADOS no TRIBUNAL de CRISTO. O que ouviremos nesse dia é o seguinte:

- Você cumpriu ou não aquilo que Eu disse para você fazer?

Isso é muito importante, mas não é tudo. Deus está preocupado em que você cumpra a sua missão. Mas, não basta você fazer, pois para Deus interessa também COMO você vai fazer. O QUE é importante, mas o COMO também é muito importante.

Agora! QUEM irá realizar essa OBRA? Somente os SACERDOTES.

Quantos aqui se consideram SACERDOTES do DEUS ALTISSÍMO?

Nós lemos ainda à pouco que Deus preparou um povo que é SACERDOTE REAL. Mas, muitos não tem convicção desse SACERDÓCIO em sua vida!

Quais são as qualificações daquele que é SACERDOTE do SENHOR?

Quais são os quesitos que Deus exige para o seus sacerdotes?

Serão todos escolhidos? Não. Entretanto, todos podem se qualificar. Essa é uma decisão sua. O querer qualificar é você que decide.

Diga ao seu irmão: Você tem a oportunidade de ser um Sacerdote de Deus

As Qualificações do Sacerdote–

(Lv. 21: 16-21)

“16. Disse mais o SENHOR a Moisés:
17. Fala a Arão, dizendo: Ninguém dos teus descendentes, nas suas gerações, em quem houver algum defeito se chegará para oferecer o pão do seu Deus.
18. Pois nenhum homem em quem houver defeito se chegará: como homem CEGO, ou COXO, ou de ROSTO MUTILADO, ou DESPROPORCIONADO,
19. ou homem que tiver o PÉ QUEBRADO ou MÃO QUEBRADA,
20. ou CORCOVADO, ou ANÃO, ou que tiver BELIDA NO OLHO, ou SARNA, ou IMPINGENS, ou que tiver TESTICULO QUEBRADO.
21. Nenhum homem da descendência de Arão, o SACERDOTE, em quem houver algum defeito se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR: ele tem defeito; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.”

Só por essa frase ninguém pode ser: Cego, ou Coxo, Rosto mutilado desproporcionado, ou de Pé quebrado ou Mão quebrada, Corcovado, ou Anão...

1ª. Qualificação – Não ser CEGO.

Esses são símbolos de nossos defeitos. Vs. 18 – Homem Cego. O que é cego para Deus. Será que trata-se de uma cegueira, simplesmente natural? É claro que não. O que é ser Cego para Deus?

O cego para Deus é aquele que tem uma visão simplesmente natural das coisas. É aquele que não consegue enxergar as coisas sobrenaturais do SENHOR. O sacerdote que tem uma visão natural somente ele jamais poderá reinar com Deus. Como alguém poderia ser SACERDOTE do SENHOR tendo uma visão meramente natural das coisas.

Hoje também não é diferente! Nós não poderemos exercer o ministério sacerdotal que o SENHOR tem para nós tendo uma visão meramente Natural das coisas.

Para que possamos reinar com o SENHOR precisamos ter uma visão que vá além daquilo que enxergamos nesse mundo. Se você é cego para a eternidade, ela não existe para você. Então, muito provavelmente você não irá conquistá-la, pois ela se conquista aqui na terra!

Quando vemos alguém que se preocupa mais com a forma do que com a essência, isso é cegueira espiritual. Deus não fica observando, se você ora ajoelhado ou de pé. Deus está preocupado com a essência e não com a forma. Deus está preocupado com o seu coração.

A primeira pessoa que apareceu para reinar em Israel depois de Saul, foi o irmão mais velho de Davi. Samuel olhou para ele e disse:

- Certamente, esse é o próximo rei.

Mas, Deus falou:

- Não! Samuel. Você está olhando a forma, mas eu estou vendo o coração. Eu estou vendo a essência.

Aquele que julga pela aparência não consegue ser SACERDOTE diante de Deus.

Pergunte ao seu irmão:

- A aparência é importante para você?

Ilustração: O Nerde – Prepare-se que esse que você chama de Nerde hoje irá ser o seu chefe no futuro.

Na igreja acontece algo parecido. Aquele que fica orando e lendo a Bíblia o tempo todo enquanto outros estão assistindo televisão e passeando no shopping. São esses que irão liderá-lo no reino de Deus no futuro. São os “nerde” da igreja que serão os futuros pastores.

Por que é um absurdo para muitos pais o seu filho querer ser pastor?

É um Absurdo por que esse pai é cego. Tais pais dizem:

- Ele pode ser crente, mas ser pastor! Jamais.


2ª. Qualificação – Não ser COXO.

Os coxos nunca serão escolhidos por Deus porque eles não conseguem andar na passada de Deus. Deus sempre anda rápido de mais para eles. Por que é rápido demais para eles? Porque é COXO.

Quem é o COXO FIGURATIVAMENTE? O COXO é aquele que não consegue se posicionar diante da palavra de Deus. Ele não consegue andar na passada do SENHOR. Ele aceita as coisas acontecerem. Ele pensa que o tempo irá resolver todas as coisas. O tempo não resolve absolutamente nada. Você precisar interagir com o tempo.

O que vai fazer você deixar de ser COXO? O POSICIONAMENTO. Essa é a forma de você deixar de ser COXO.


3ª. QUALIFICAÇÃO – Não ter o ROSTO MUTILADO e DESPROPORCIONAL.

O que nas nossas vidas que aponta para ROSTO MUTILADO? O Nosso Testemunho. O seu testemunho irá mostrar se o seu rosto é mutilado ou não?

O Sacerdote não poderia ser DESPROPORCIONAL. Ou seja, quando pregamos algo temos que viver. Se não for assim o nosso testemunho é falho e se é falho isso significa que o nosso rosto está mutilado.

Se pregamos o que falamos e falamos o que pregamos isso fala de harmonia. O contrário, é rosto mutilado.

Se alguém tem o ROSTO MUTILADO espiritualmente falando ele não pode ser um SACERDOTE de DEUS. Como resolver isso? Se CONVERTENDO.

Se o seu testemunho não é o que você prega, se o seu testemunho não é o que você vive é porque você ainda não se converteu. É melhor você se converter. Não tem jeito de pegar o que é obra de Deus e forçar dentro de alguém que ainda não se converteu.


Se alguém olha para você e não vê Jesus, tem algo errado! Quem não se parecer com o SENHOR não pode ser SACERDOTE DE DEUS.


4ª. Qualificação Não por ter PÉ QUEBRADO, ou MÃO QUEBRADA.

Do que nos fala ter o Pé ou a Mão Quebrada? Isso nos fala de algo que parou a sua vida com Deus. São aquelas pessoas que vivem cheias de magoas. Tais pessoas não podem servir a Deus. Não podem ser SACERDOTES de Deus.

Elas estão paradas. Estão paradas por que? Essas pessoas estão assim porque foram rejeitadas em algum momento, ficaram magoadas com algo. Tais pessoas estão com seus pés e mãos quebrados. Estão parados.

Como resolvo isso pelo amor de Deus pastor? Simples.

PERDOA.

A escolha é sua! Ou perdoa ou continua com o Pé e Mão quebrado!E Fica parado. Não anda! Não Avança! Não conquista!

Quando você vive em função do problema, você nunca vai avançar. Nunca vai caminhar para frente. Ter Pé e Mão Quebrada é viver amarrado ao passado. É viver lambendo FERIDAS. Deus não pode ter alguém assim como seu SACERDOTE.

As pessoas podem até te abandonar e rejeitar, mas Jesus estará sempre com você para o resto de sua vida. Ele prometeu isso. Depende somente de você acreditar e continuar o seu caminho. Ele disse: Eu estarei com você até a consumação dos séculos. Ou você crê nisso e avança, ou continua com a mão e pé quebrado.

- Você está com a mão e o pé quebrado?

Pedro negou Jesus.

Depois de três anos de discipulado ele nega o mestre. Aí Jesus ressuscita e fala para Maria que Ele deseja encontrá-lo na Galiléia. Jesus falou: - Fala para Pedro está lá, também.

Jesus queria Pedro lá e quer você também. Se você está com o Pé e a Mão quebrada ele quer você também.


5ª. Qualificação – Não ser CORCOVADO.

Corcovado significa não ser CORCUNDA. O CORCUNDA é aquele que teve Desvio da COLUNA é aquele que não consegue ficar ereto. Uma postura errada.

Isso fala de ensinamento errado, teologia errada. Algo que foi um ensinamento que você se esconde atrás dele. É um assunto marginal, que fica sempre na periferia.

Todos foram chamados para ser líderes na casa de Deus. Mas, tem pessoas que dizem assim:

- Eu não estou preparado.

O Que é isso? Isso é um erro, porque Jesus não chama ninguém que esteja QUALIFICADO, ele chama pessoas para qualificá-las.

Mas, se você vem de um ensinamento errado como esse, você nunca vai estar preparado. Porque ninguém está preparado e esse dia onde você estará perfeitamente pronto para liderar nunca irá chegar.

Na eternidade, nós seremos lideres. Se você pensa que você precisa estar preparado, quando você vai ser preparado? Na Glória!

Não seja um CORCUNDA. O CORCUNDA não agüenta qualquer tipo de peso. Eles tem um ensino errado, uma teologia errada. Jesus falou para os fariseus: Vocês não conhecem o poder de Deus.


6ª. Qualificação do Sacerdote – Ele não pode ser ANÃO.

Aqui a Bíblia está falando daquela pessoa que deveria crescer, mas parou. É aquela pessoa que vem pra igreja conhece o SENHOR, mas depois de algum tempo param.

A normalidade cristã é o crescimento espiritual.

Saul era um homem que deveria crescer. Mas, ele não cresceu, deixou de avançar, deixou de ter experiência com Deus. Mas, ele parou e se transformou em um ANÃO espiritual.

Aqueles que não crescem não podem ser sacerdotes diante do SENHOR.


7ª. Qualificação – Não pode ter Belida nos OLHOS.

Isso é uma nevoa. É aquele que não conseguem enxergar e nem ter foco. Não conseguem enxergar muito bem. Vive coxeando entre dois pensamentos.

Geazi era discípulo de Elizeu. Elizeu curou Naamã, mas não quis nada de Naamã. Naamã não era de Israel e ele não queria que Naamã pensasse que ele o curou por dinheiro.

O Homem de Deus não quis receber nada daquele homem. Mas, Geazi, correu atrás de Naamã e pediu algumas coisas em nome de Elizeu.

E Elizeu disse: Se você quer as coisas de Naamã, a lepra que era dele agora é sua também.

O que Fazer?

Foque em algo que é de Deus e faça.


8ª. Qualificação – Não deve ter Sarna ou impinges.

Esse é aquele que fica se coçando toda hora. Ele fica olhando só para si. O sacerdote do Senhor não pode viver em função de si. O problema dele faz ele voltar-se somente para ele.

Essas são aquelas pessoas que chegam na igreja e dizem:

- O que vocês tem para me oferecer?

Tudo tem que ser em função dele. Tudo tem que convergir para ele. Tais pessoas jamais vão ser sacerdotes diante do SENHOR. Ele não consegue ver o propósito de Deus. Ele só pensa naquilo que é dele. Esse nunca poderá ser um sacerdote do SENHOR


9ª. Qualificação – Não pode ter o Testículo Quebrado.

Isso fala da impossibilidade de gerar filhos. Ele recebe do SENHOR, recebe a estrutura da igreja. Não avança e não gere nada para o SENHOR. Tal pessoa é estéril e quem é estéril jamais poderá ser sacerdote do SENHOR.

O que gera esterilidade?

Internet, Televisão, a Forma como você cuida da sua família. Isso é falta de FRUTO. Deus te deu todas as condições de gerar frutos.

- Mas, eu já tentei e não consigo! O que eu faço?

Faça como Ana. Vá orar aos pés de Eli e Deus irá lhe dar um Samuel.

 Conclusão

Todos podem ser perfeitos no SENHOR. Agora o que Deus não pode fazer por você? Ele não pode ter DISPOSIÇÃO por você. Você precisa dar respostas ao SENHOR. As suas repostas irão dizer a Deus se você deseja se QUALIFICADO para ser SACERDOTE. Quantos desejam ser SACERDOTES?

Nós estamos prestes a entrar na Guerra no nosso Projeto do 1º. Semestre. Nós estamos no momento de Mobilização e Posicionamento diante do SENHOR para conquistarmos para Deus. Mas, para nos engajarmos nesse projeto para valer, antes de tudo precisamos assumir diante de Deus que desejamos ser SACERDOTES do Deus altíssimo. Quantos SACERDOTES nós temos aqui essa noite? Se você não se considera SACERDOTE do Deus altíssimo, qual é o problema? Acerte hoje, pois Deus lhe chamou para ser Seu SACERTODE. “Vós sois povo santo, sacerdócio real...”
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário