sexta-feira, 11 de março de 2011

Palavra: Homens que o mundo não era digno


 Quando percorremos a história dos grandes homens de Deus e á analisamos friamente, percebemos que eles não são exatamente como nós achávamos que eles eram, não são super-homens ou homens diferentes de nós. Quantos vezes já ouvimos ou dissemos a seguinte frase: “Mas pra Pedro era fácil” ou “Paulo é Paulo”, como se eles não tivessem problemas ou tivessem recebido uma poção mágica, uma espécie de “suco de frutas gummi” que os fazia mais fortes e por isso a santidade deles era algo muito mais fácil de ser alcançada do que a minha.

 Todos os homens que caminharam, que caminham ou que caminharão pela terra, estiveram, estão e estarão dispostos as mesmas dificuldades. Pode ser que hoje alguém sonhe com um carro novo, mas quem disse que os pescadores Galileus da época de Jesus não desejavam um barco do ano, ou ao invés da casa de hoje os hebreus do antigo testamento não desejam uma tenda maior, e aí vemos novamente “o velho sonho da tenda própria”. A carne e suas inclinações são sempre as mesmas, a raiz do pecado não mudou, a única coisa que muda é a época e suas particularidades.


 Aqueles homens fizeram a diferença em seu tempo não porque naquela época era mais fácil, mas porque se dispuseram a cumprir o seu chamado, se deram conta de que por mais atraente que as coisas dessa terra possam parecer, em nada se compara com a honra de servir Aquele que criou todas as coisas, entenderam que não receberam a revelação de quem é o Senhor apenas para acumularem sabedoria, mas que foram eleitos pelo próprio Deus para fazerem algo muito maior e melhor do que qualquer outra coisa que pudessem fazer por si próprios. Descobriram que não há maior prazer que estar no “centro da vontade do Senhor para nossas vidas”. 

 Cada um de nós nasceu com um propósito especifico, uns nasceram para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres (Ef 4:11), mas há um propósito igual para todos nós, algo que nasceu no coração do Senhor desde o principio da criação, este propósito é o desejo do Senhor de conduzirmos sua Glória, de que o homem O represente onde for, mas para isso precisamos dar alguns passos.

1° Passo: Somos Chamados e não voluntários

(Jo 15:16)

 Muitas vezes não valorizamos o nosso “chamado” pois achamos que foi mais uma escolha nossa como um celular novo, um tênis, uma roupa..., e por ter sido” eu que escolhi”, eu posso muito bem voltar atrás. O que não lembramos é que fomos escolhidos, eleitos, convocados pelo Senhor para uma missão, como se já não bastasse tamanha honra, devemos lembrar que aquele que é convocado não tem o direito de dar uma resposta negativa sem sofrer as conseqüências de sua escolha. Um soldado quando é convocado para guerra não tem o direito de se negar, se o fizer está cometendo crime contra o Estado e será preso como traidor.     Quando negamos o nosso chamado estamos nos fazendo traidores do Reino do Senhor.


2° Passo: Devemos nos entregar totalmente a Ele
(Mt 6:24)

 Nessa passagem o que Jesus está querendo dizer quando fala que nós não podemos servir a dois senhores não é o “não podemos” de reprovação, como se fosse possível adorar à dois senhores mas não fosse permitido. O que Jesus está falando é que é impossível servir a dois senhores, ou seja, toda vez que abro mão do Senhor para fazer ou ter qualquer coisa estou servindo a outro deus e o Senhor não divide seus servos com ninguém, logo se você escolhe o outro Ele já não é verdadeiramente seu senhor.


 3° Passo: Tomar a nossa Cruz
(Mt 16:24-27)

 Jesus está dizendo que para você conquistar o seu propósito é necessário fazer aquilo que Ele quer e não aquilo que eu acho melhor, aquilo que é necessário ser feito, pois o exemplo Dele é “para que seja feita a Sua vontade Pai e não a minha”.

 Em (II Co 4:11-12) Paulo diz: “pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que em nós opera a morte, mas em vós a vida.”

 Para que a “Vida de Cristo” seja gerada nas pessoas é necessário primeiro que Ela esteja fazendo morada em nós, e para isso é preciso que a nossa vida (nossos desejos) esteja morta, para que a única vida que resida em nós seja o querer de Cristo.

  Apesar de parecer tudo muito difícil e complicado na verdade não é. Nossa parte é apenas nos dispormos, não importa o quão distante pareça, o quão pequenos e despreparados nós somos, o importante é caminhar sempre em frente, pois o mais difícil é com Senhor, Ele é quem faz.

 Agora gostaria de falar algumas características daqueles que carregam a Glória de Deus. Homens e mulheres que por toda história abriram mão de si próprios para se fazerem condutores da Presença de Deus. Homens que mudaram nações, que transformaram vidas, que mudaram destinos, que marcaram à história, homens dos quais o mundo não era digno.


1° Característica: Desejam mais a presença do que as dádivas
(Ex 33:1-3,12-15)

 Como será que nós teríamos agido?
 Será que não teríamos aceitado?

 Quando o Senhor disse a Moises que iria enviar o Anjo e lançaria fora os amorreus, jebuseus, ... e os levaria para uma terra que mana leite e mel, Ele estava dizendo que nada os deteria, que não haveriam derrotas, que eles comeriam e beberiam do melhor desta terra (carro zero, casa na praia, xbox360, play 3, melissa,...).
 Quantos de nós não nos contentamos com as bênçãos?

 Quantos não tem se contentado apenas com o raso, aberto mão do propósito por amar mais as mãos do que o coração do Senhor.

Moises não. Ele sabia que o Senhor tinha um sonho, algo que fora idealizado desde a fundação dos séculos para que ele cumprisse. Ele era apaixonado demais pelo Senhor para se permitir não cumprir os Seus planos. Ele sabia que não sobreviveria se não sentisse novamente Aquela presença. 

 Moises tinha um segredo, ele provara algo que nenhum homem havia provado antes, e por isso ele sabia que nada e ninguém pode suprir ou se comparar com a Presença do Senhor.

 Eu aprendo com Moises que somente aqueles que são tocados pelo Senhor são capazes de abrir mão das coisas desta terra.   


2° Característica: Sabem que nada vem deles mesmos
(II Co 4:5-7) 

 Paulo sabia que para que haja transformação, para que haja cura, para que haja um Milagre, é necessário um toque do Senhor.

 Muitas vezes vemos muitas pessoas fazendo diversos tipos de tratamento para diversas coisas (doenças, relacionamento, dependência química,...), tudo isso é muito bom e tem seus benefícios mas só haverá cura definitiva, só haverá liberdade, transformação se houver Vida de Deus, por que se não for assim será apenas mais um conjunto de tentativas frustradas com uma frase no final: “pelo menos nós tentamos”. Eu tento, mas quem faz é O Senhor.
Ler (Fl 3:3-7)
 Temos que entender que a nossa inteligência, o nosso pensamento, a nossa opinião, nada que é nosso tem valor se não estiver alinhado com aquilo que é de Deus. Quando entendermos isso, quando estivermos dispostos a abrir mão da nossa justiça própria começaremos a viver o Sobrenatural.


3° Característica: Para eles o Sobrenatural é algo natural (normal) 
(I Co 2:4-5)(I Co 4:18-20)

 Muitas vezes as coisas não estão acontecendo em nosso meio por que estamos nos conformando com o natural, vamos para à célula e para o culto sem gerar nenhuma expectativa de um Agir de Deus, como se estivéssemos indo a uma festa ou a um clube ver alguns amigos e não entendemos porque nada acontece. Vivemos uma vida Cristã raquítica, sem fome ou sede de Deus, sem conseguirmos compreende que aquilo que O Senhor tem para nós não passa nem perto do que aquilo que nos acostumamos a viver. Por isso vemos tantas pessoas escolhendo viver lá fora, pois o diferencial da vida cristã é a Vida de Cristo e quando essa vida não se manifesta, começamos a viver em um grupo cheio de regras e proibições.
 Ler (II Sm 6:1-7)
 Não devemos ser irreverentes, agir como se fosse algo comum, sem tanta importância. É assim que muitas vezes estamos vivendo as coisas de Deus, indo em mais um culto, mais uma célula, mais uma conferência, convidando pra mais um encontro. O pagamento para a irreverência é a morte da Vida de Deus.

 Em Jeremias 29:13 O Senhor diz: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”

 Para que possamos viver o sobrenatural é necessário desejar de todo o nosso coração.


4° Característica: Não temem o confronto
(I Rs 18:20-40)
 
 Toda vez que tememos o confronto estamos desconfiando do Poder do Senhor.

 Quantas vezes podemos declarar uma cura na vida de alguém e dizer: “ – eu vou orar por você agora e até tal dia isso ou aquilo vai acontecer.” 

 Nós não fazemos isso porque não acreditamos realmente que Deus pode fazer, usamos um monte de desculpas e enganamos a nós mesmos mas a verdade é que não confiamos plenamente no Senhor. Elias se deparou com uma situação insustentável, ele era o único servo de Deus naquele lugar e era sua responsabilidade fazer alguma coisa para mudar aquela situação, ele não se escondeu, não buscou desculpas ou jogou a responsabilidade em outros, ele trouxe essa responsabilidade para ele, ele sabia que mudar aquela história era desejo do Senhor, então ele sabedor do Deus que servia declarou a destruição das forças das trevas naquele lugar.

 E nós, como temos agido diante de situações adversas? Ficamos buscando desculpas, procurando culpados ou temos nos posicionado como Elias se posicionou?

 É da vontade do Senhor SIM curar, é da vontade do Senhor SIM libertar, é da vontade do Senhor SIM salvar, basta saber se é da nossa vontade nos posicionarmos para permitir o agir de Deus através de nós, pois as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja do Senhor.

5° Característica: Transformam adversidades em oportunidades
(I Sm 17:24-27,31-36,42-46)

 O povo de Israel tinha um problema, mas quando Davi chegou e comprou a briga, quem estava agora com um problema era ele. Como ele faria para destruir aquele gigante, qual era seus pontos fortes ou se ficaria conhecido pela façanha, nada disse era importante. Enquanto todos sabiam tudo sobre Golias, Davi sabia tudo sobre Deus. Enquanto todos só falavam no gigante, Davi só falava em seu Senhor.
  
Onde está o nosso foco?

 Estamos preocupados demais com as circunstancias e nos esquecemos de olhar para Cruz. Nos decidimos sair do barco e caminhar sobre as águas, mas quando começamos sentir o vento forte tiramos os olhos de Jesus para ver o tamanho das ondas.

 Enquanto alguns falavam em casar-se com a filha do rei, Davi estava preocupado com a honra de Deus, Davi percebeu que aquela situação era uma ótima oportunidade para glorificar o nome do Senhor.
 Como temos visto as oportunidades? Temos enxergado em cada situação uma oportunidade de honrar e glorificar o Senhor ou estamos preocupados demais com nós mesmos?

 Para sermos aquilo que o Senhor quer que sejamos, para alcançarmos o nosso propósito e para Reinarmos com o Senhor, é necessário pensarmos mais no Senhor do que em nós, desejarmos mais o Seu querer do que o nosso.


  Devemos aprender que o melhor lugar para estarmos (lugar onde seremos completos) é no centro da vontade do Senhor para nós.

 Que o Senhor nos guie e nos capacite segundo Sua Graça e suas muitas Misericórdias. 

Por Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário