sábado, 21 de maio de 2011

Palavra: Vencendo Nossas Fraquezas


2Cor. 12:10
“Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.”

Ne 4:1-2
“Tendo Sambalate ouvido que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus.2 Então, falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Darão cabo da obra num só dia? Renascerão, acaso, dos montões de pó as pedras que foram queimadas?”

Muitos desanimam em sua caminhada por se sentirem fracos. Entretanto, o que deveríamos saber é que as fraquezas fazem parte da nossa caminhada. Deus não as tira do nosso caminho, porque Ele deseja nos tornar maiores do que elas. Deus permite que tenhamos fraquezas, pois Ele quer nos ensinar como vencê-las.

Hoje queremos ministrar aos irmãos: Como vencer nossas fraqueza?

 
1º) Sabendo que se não destruirmos nossas fraquezas elas acabarão nos destruindo.

Mt. 5:29-30
“Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.”

Precisamos aprender a lidar com as nossas fraquezas do passado para que elas não nos prendam no futuro. Fraquezas com pecado, de relacionamentos, dividas financeiras e diversas outras que tínhamos antes da nossa conversão precisam ser vencidas, caso contrário, elas serão um impedimento para o seu caminhar sincero com o Senhor. Quanto a isso precisamos ser radicais ! Se preciso até mesmo: romper com amizades, parar de freqüentar lugares, deixar de assistir determinados programas de televisão, etc... 

O que mais devo fazer para vencer minhas fraquezas?

2º) Saber que todos caem, mas só os vencedores se levantam. (Sl. 23)

No caminho do vencedor poderão acontecer algumas quedas. Não estamos nos referindo aqui as quedas ocasionadas pelo pecado, mas às quedas como às que Jesus teve até chegar à cruz, quedas que acontecem porque estamos machucados ou fracos. Todos sofremos esse tipo de queda. Em algum momento desanimamos, esmorecemos e até achamos que não conseguiremos concluir o trajeto.

Esse é o momento aguardado pelo diabo para nos acusar e dizer que não conseguiremos, que não seremos bem sucedidos em nossa caminhada.

Quando sentir que as fraquezas estão lhe abatendo, resista e proclame: “Maior é o que está em mim do que aquele que está no mundo.” Repreenda ao diabo dizendo que: “Todas as coisas prosperam para o bem...e os planos do Senhor em minha vida não serão frustrados.”

Como ainda posso vencer minhas fraquezas?

3º) Não olhando para onde estamos ou de onde viemos, mas para onde estamos indo.

Fp. 3:13-14
“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

O diabo tenta nos derrotar fazendo com que olhemos para as circunstancias ao nosso redor nós não somos como galinhas que ficam a olhar para baixo, somos como águia que põe seu olhar à frente e sobem às maiores alturas.

Para vencer nossas fraquezas não devemos estar focados nelas, antes devemos olhar para o único que pode resolvê-las. O apostolo Paulo enfrentou muitos problemas em sua caminhada, entretanto, ele jamais perdeu o seu foco e no final da sua caminhada ele pôde dizer: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé.” (2Tm 4:7)

O que mais devo saber para vencer minhas fraquezas?

4º) Saber que não posso corrigir algo que não estou disposto a enfrentar.

2Cor. 5:17
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Deus não age com pessoas passivas, mas com aquelas que estão dispostas a das respostas. Nossas fraquezas precisam ser enfrentadas e vencidas para que possamos avançar e conquistar. Se ficarmos olhando para nossas fraquezas achando que não somos capazes de vencer, é isso que irá acontecer, seremos vencidos por elas. Lembre-se sempre que Deus interage com o homem e não no lugar do homem.
A última coisa que devo saber para vencer minhas fraquezas:

5º) As fraquezas sempre aparecem quando estamos na curva da mudança.

Mt. 7:14
“porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.”

Quando saímos da nossa zona de segurança e conforto as nossas fraquezas sempre aparecem. Nessas circunstâncias é Deus que está nos fazendo sair de um lugar para avançar para outro melhor. Em (Mt. 7:14) vemos a bíblia falando que a “Porta é estreita”. Porta fala de passagem, de mudança de ambiente, é a saída de um lugar e a entrada em outro, fala de um novo estágio ou nível em nossas vidas. A porta é estreita para passar por ela é necessário deixar algumas coisas para trás. Quando o Senhor nos leva a novos níveis descobrimos fraquezas que nem sabíamos que existiam. Precisamos admitir essas fraquezas a Deus para sermos usados por Ele.

Conclusão

Na maioria das vezes Deus nos conduz a situações onde nossas fraquezas são expostas. Porem, Ele não faz isso para nos envergonhar, Ele faz isso para que possamos encará-las de frente e vencê-las. Lembre-se que: No Senhor quando você é fraco é ai que você está forte. A força em Deus se aperfeiçoa nas fraquezas.

Pr. Celso Defavari

Nenhum comentário:

Postar um comentário