quinta-feira, 5 de maio de 2011

Palavra: As ofertas de Faraó


Quantos odeiam a satanás?

É uma pergunta com certeza com uma resposta óbvia, todos odeiam ele, mas mesmo ele sabendo disso, “nunca” nos deixara em paz com suas ofertas diárias, nos oferecendo algo, nos oferecendo um padrão para seguirmos, vemos no evangelho de Mateus Cap. 4 a tentação no deserto do nosso Senhor Jesus Cristo.

“Se prostrado me adorares, te darei todos os reinos do mundo”

O diabo fez ofertas a Jesus nosso Deus e conosco não é diferente, ele com certeza nos fará ofertas, para que possamos fazer aquilo que ele quer, e não se engane mesmo você sendo filho de Deus as ofertas sempre aparecerão, as vezes em forma de uma mulher atraente, ou de um homem atraente, por um simples passeio no shopping na hora do culto e da célula, as vezes lhe dizendo para não ser tão radical, ou em uma rodinha de amigos mundanos, no trabalho, na escola ou faculdade, não se engane as ofertas aparecerão, mas qual será a nossa postura diante dessas ofertas? Aceitaremos ou recusaremos?



Houve um homem na bíblia que aceitou uma oferta e trocou o seu direito de primogenitura, não sei se você sabe mas ser o primogênito significa que você tem direito a TUDO o que o pai tem, você será aquele que recebera a benção do pai, é algo tremendo, mas este homem recebeu uma oferta, e sabe qual foi ela? Foram bois, vacas e um grande pasto? Foi muitas riquezas? Isso realmente seria tentador não é verdade? Mas não foi isso, foi um prato de lentilha cozido e esse era Esaú que vendeu a sua primogenitura a seu irmão Jacó, que aqui estava representado pelo enganador (Gn. 25:27-34), um prato de lentilha rendeu o resto de sua vida à ficar de baixo da autoridade de Jacó.

E quantas vezes temos trocado a nossa identidade de filhos de Deus e vendido o nosso padrão por tão menos, por 5 minutos de prazer em frente a um site pornográfico, a umas risadinhas em uma rodinha de escarnecedores, em uma escapadinha da célula e do culto, por uns beijinhos na boca e fornicação, por escolhas de muitas vezes estar na igreja orando e ficar em casa dormindo ou fazendo tantas outras coisas inúteis.

Precisamos estar atentos as investidas e ofertas de faraó(diabo) em nossas vidas...

Quero falar com vocês hoje sobre um homem de Deus que recebeu grandes ofertas do diabo, e veremos o que aconteceu em sua vida, será que ele aceitou ou recusou essas ofertaso, por escolhas de muitas vezes estar na igreja orando e ficar em casa dormindo ou fazendo tantas outras coisas ino culto e da  propostas por faraó(diabo)? Qual foi a sua reação diante de ofertas que pareciam boas?


Vamos abrir em Êxodo 3:7-12

Vemos nesse texto que Deus viu a aflição do povo e chamou Moises para ser o libertador desse povo, para que ele e o povo pudesse sair do Egito(mundo) e viesse adorar a Deus no monte, só que Moises tinha uma dura missão, falar com Faraó e pedir que ele deixasse o povo ir.

Vamos ver algumas situações que Faraó(diabo) quer negociar com Moisés e também conosco.

1º Oferta(proposta): Sirva a Deus no Egito (Mundo) – Ex. 8:25-27  



Sabe amados quantas vezes o diabo tem nos feito viver uma vida assim dentro da igreja, dizendo: “Olha vocês podem ter os mesmos hábitos aqui do mundo dentro da igreja” Faraó tinha dito isso a Moisés, olha fique aqui no mundo mesmo e sirva a Deus, você não precisa sair daqui para fazer isso faça aqui é bem melhor né.



Espere ai quantas vezes temos visto igrejas mundanas com ensinos mundanos, onde quando você entra não há diferença nenhuma do mundo é totalmente igual, pessoas sem compromisso nenhum com a santidade, pessoas que dizem sobre o “namoro santo”, é a mistura do mundo com a igreja, do santo com o profano Ez 22:26 “Os seus sacerdotes transgridem a minha lei e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano, não fazem diferença, nem discernem o imundo do limpo e dos meus sábados escondem os olhos; e, assim, sou profanado no meio deles.”, caso não houve entendimento podemos ler na linguagem de hoje “Os sacerdotes desobedecem à minha Lei e não têm respeito por aquilo que é santo. Não fazem diferença entre o que é santo e o que não é. Não ensinam a diferença entre as coisas puras e as impuras e não respeitam o sábado. Como resultado disso, o povo de Israel não me respeita.”
Sabe o que é o mundo dentro da igreja?, é quando somos uma coisa aqui e lá fora somos outra, é quando vestimos uma mascara de santos e por dentro somos podres e fedemos a um corpo em decomposição, o famoso sepulcro caiado, lindo por fora mas por dentro cheio de ossos e imundícias (Mt 23:27).



Não podemos servir a Deus e a faraó(diabo), não tem como misturar os dois, vemos hoje igrejas mas mundanas ainda que pregam o homossexualismo, que são a favor disso, com certeza isso é bem descarado do mundo dentro da igreja. mas e as coisas mais sutis. Temos que ser radicais referente a essa proposta de faraó temos que dizer NÃO, somos diferentes do mundo e não aceitamos o profano aqui dentro, nós iremos fazer o que Deus mandou assim como Moisés fez, essa mistura não pode existir, se o mundo fica nós esperamos, se o mundo namora fazemos CORTE, se o mundo amaldiçoa nós abençoamos, se o mundo é guerra nós somos paz, não pode haver mistura. (Rm12:2)
2º Oferta(proposta):Sirva a Deus fora do Egito, mas não muito longe(Ex 8:28)



Isso nos aponta para a tentativa de servimos a Deus sem exageros, sabe quando as pessoas olham para nós e dizem: “Você não acha que está indo muito longe com esse negócio de seguir a Jesus, acho que não precisa ir tão longe assim.”



Sabe amados muitos hoje querem aceitar isso que Faraó falou, muitos não querem ser radicais, não querem ser fanáticos, não querem ir até o fim, não querem chegar ao ponto de serem apedrejados e dado como mortos e no outro dia levantar para pregar o evangelho (Atos 14:19-21), pois isso é exagero não temos que ser tão extremistas assim, não é necessário tanto esforço (Mt. 11:12).



Ser morno representa as pessoas que não querem ir longe demais com Deus (Ap. 3:16) que estão sempre satisfeita com sua religiosidade medíocre de vir no culto para poder reabastecer a bateria para a semana seguinte, e ai ele vai descarregando ela com coisas inúteis, falatórios inúteis, para chegar no outro domingo e fazer a mesma coisa, até a vinda de Jesus Cristo.



E onde já se viu falarmos que temos que dar a vida pelas pessoas, não é necessário isso onde já se viu um Deus não gosta de fanatismo, ai já é demais morrer para que outros possam viver 2Cor. 4:10-12 “Levamos sempre no nosso corpo mortal a morte de Jesus para que também a vida dele seja vista no nosso corpo.11 Durante a vida inteira estamos sempre em perigo de morte por causa de Jesus, para que a vida dele seja vista neste nosso corpo mortal.12 De modo que a morte está agindo em nós, e a vida está agindo em vocês.”....(1Jo. 3:16)
Sabe queridos temos que começar a viver um verdadeiro evangelho, chega de oba oba e um evangelho barato e sem preço nenhum, onde vimos na Palavra de Deus que Ele falou que nós seriamos os mais ricos de todos que teríamos o maior carro do ano e coisas e coisas, o que Ele nos disse em Mc 8:34-36?, devemos PERDER a nossa vida e isso é ser RADICAL, como as pessoas dizem que não temos que ser assim.



Quer mais Radical do que diz em Lucas 14:26 “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” Isso aqui muitas pessoas não aceitam sabe porque...SÃO MORNAS  e Deus ira VOMITAR, pois não querem ser fanáticas por Deus, tem medo de se doar por completo de perder o controle da própria vida, vou te dizer algo que pode te chocar.


JESUS É O MAIOR DESTRUIDOR DE SONHOS !, SE VOCÊ DECIDIR SEGUI-LO PODE TER CERTEZA SEUS SONHOS SERÃO DESTRUIDOS, ESTÁ DISPOSTO(A)?



Ele destrói os seus sonhos para colocar os Dele que são infinitamente melhores e maiores que nossos sonhos pessoais e egoistas.

Por isso faça como Moisés não aceite ficar perto queira ir o mais longe possível.



3º Oferta(proposta): Sirva ao seu Deus, mas deixe a família fora disso(Ex 10:7-10)



O diabo tem um grande interesse na nossa família e em nossos amigos, e por muitas vezes ele nos deixa como que esquecidos de nossos familiares e amigos, quer um exemplo disso, quantas pessoas na igreja que estão aqui a anos e a família nem os amigos estão, sabe onde está agora seus amigos e familiares que não estão com Jesus, estão no Egito(mundo) sendo escravizados por Faraó(diabo).



Não deixe que Faraó roube aqueles que o Senhor te deu por família e amigos, não aceita faça como Moisés não permita que faraó fique com seus amigos e familiares queira levar a todos para junto contigo adorarem a Deus na glória.


4º Oferta(proposta): Sirva ao seu Deus, mas deixe os seus bens fora disso(Ex 10:24)



Uma das áreas que satanás mais atua em nossas vidas e na área financeira, muitos se apegam ao dinheiro de uma tal forma que é terrível, não sei quantos já perceberam isso, mas quando chega a parte do culto de dízimos e ofertas, parece que há um peso na igreja parece que uma nuvem negra desce e o ambiente fica pesado, eu fico imaginando o diabo na orelha de alguns irmãos dizendo: “Tá vendo olha ai o Pr. De novo falando de dinheiro”, vemos irmãos de cara fechada, demonstrando a indignação por causa que falamos de dinheiro na igreja como que dizendo: “Deus não precisa do meu dinheiro” e realmente Ele não precisa mas a obra dEle precisa e muito, pois como ela avançara, sem o sustento.



Lucas 8:1-3 “Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele,2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;3 e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.”
Como assim Deus não precisa do seu dinheiro, Jesus era Deus, amém?! E aqui nesse texto mostra que as mulheres davam assistência com seus bens



O que temos feito com o nosso dinheiro, aquilo que Deus tem nos dado, temos gasto somente com coisas tolas ou temos investido na obra, investido em coisas que valem a pena, não estou dizendo que você não possa gastar com outras coisas, mas o que tem sido a prioridade do seu investimento, pois não deixe Faraó tomar conta de suas riquezas e de seus bens, não deixe nada no Egito.



1 Timóteo 6:10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.  



Temos que ser homens e mulheres radicais contra Faraó(diabo) pois ele anda em nosso derredor sempre procurando uma brecha para nos tragar, por isso sejamos como Moisés que disse em Ex 10:26 “NEM UMA UNHA FICARÁ” isso é ser Radical, nada ficara nas mãos de Faraó, o nosso Padrão não podemos abrir mão, de nada que Deus tem para nós podemos abrir mão, mesmo que a oferta seja tentadora, nunca negocie com o mundo e nem com Faraó.

Deus abençoe !
Henrique
Discipulador de Jovens e Adolescentes






Nenhum comentário:

Postar um comentário