sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Poder da Transparência !

Hoje estamos vivendo em meio a pessoas que não são totalmente sinceras, é só vermos como é em nosso trabalho, escola, família e etc.

As pessoas não são totalmente confiáveis pelo motivo que não demonstram quem verdadeiramente são e isso com certeza complica qualquer tipo de relacionamento.

Mais o que realmente entristece é que no meio da igreja existe isso, mas o que realmente impede as pessoas de serem totalmente transparentes.


• Rejeição
• Escândalo (será que todo mundo vai ficar sabendo)
• Medo da disciplina
• Orgulho, soberba (por se achar e querer mostrar que é santo(a)
• E por simplesmente não querer ser.
• Usam a desculpa que o líder não perguntou referente aquela situação
• Por acharem que são puros (Pv. 30:12 “Há aqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia.”)

Creio que esse último impedimento seja o pior de todos eles, pois como daremos um remédio para alguém que diz que não está doente. Existem muitas pessoas que estão cheias de ciúmes, maledicências, competições, soberba, falsidade, mentiras e etc. que invés de admitir e confessar o pecado para receber o perdão, criam uma fachada de santidade e vivem enganando a si mesmas.



Na verdade esses é somente alguns dos motivos que impedem a verdadeira transparência, mas a falta dessa transparência pode nos levar a conseqüências muito mais graves como:

• Torna mais vulnerável
• Concede maior poder o diabo para agir em nossas vida
• Nos faz cometer mais e mais pecados
• Nos impede de construir “muros” de proteção
• Rouba a benção de Deus em nossas vidas e de nossos descendentes

Temos que ser o mais transparente possível, e saiba de uma coisa nós sempre teremos a oportunidade de ser, Deus sempre nos dá uma chance de sermos verdadeiros.


II Reis 5:20-27


“Geazi, o empregado de Eliseu, começou a pensar: —O meu patrão deixou que Naamã fosse embora sem pagar nada. Ele devia ter aceitado o que o sírio estava oferecendo. Juro pelo SENHOR, o Deus vivo, que vou correr atrás dele e receber alguma coisa!21Então Geazi saiu correndo. Quando Naamã viu que um homem vinha correndo atrás dele, desceu do carro e perguntou: —Aconteceu alguma coisa?22—Não! —respondeu Geazi. —Mas o meu patrão mandou dizer que agora mesmo chegaram dois membros de um grupo de profetas da região montanhosa de Efraim. Então ele gostaria que o senhor desse a ele uns trinta quilos de prata e duas mudas de roupas finas.23Naamã disse: —Por favor, leve sessenta quilos de prata. E insistiu com ele. Então pôs a prata em dois sacos, entregou a prata e as duas mudas de roupas finas a dois dos seus empregados e mandou que eles fossem na frente de Geazi.24Quando eles chegaram ao morro onde Eliseu morava, Geazi pegou os dois sacos e carregou-os para dentro de casa. Depois mandou embora os empregados de Naamã,25entrou em casa de novo e foi falar com Eliseu. Este perguntou: —Onde é que você foi? —Eu não fui a lugar nenhum! —respondeu Geazi.26Mas Eliseu disse: —O meu espírito estava com você quando aquele homem desceu do carro para falar com você. Esta não era ocasião para você aceitar dinheiro e roupas, plantações de oliveiras e de uvas, ovelhas e gado ou empregados e empregadas.27Portanto, a doença de Naamã vai pegar em você, e os seus descendentes a terão para sempre. Quando saiu dali Geazi tinha pegado a doença, e a sua pele estava branca como a neve.”

Vemos Geazi nesse texto, Eliseu não quis aceitar os presentes mas Geazi decidiu pegar sem a vontade de Eliseu.

Ele mentiu por várias e várias vezes para conseguir os presentes e depois mentiu para seu Lider Eliseu, e Eliseu deu a oportunidade dele se arrepender e confessar o seu pecado no verso 25 “entrou em casa de novo e foi falar com Eliseu. Este perguntou: —Onde é que você foi?” mas qual foi a resposta de Geazi “Eu não fui a lugar nenhum!” na verdade ele deveria ter respondido totalmente diferente e ter sido transparente com seu pai espiritual dizendo: “Meu senhor eu fui atrás de Naamã e peguei os presentes que o senhor não queria e menti para ele dizendo que foi o senhor que me mandou lá, por favor me perdoe” essa seria com certeza a resposta correta dele, mas não ele preferiu mentir e a resposta de Eliseu foi totalmente clara no verso 26.

A conseqüência em Geazi foi a doença que havia em Naamã; ele ficou leproso e toda a sua descendência também receberia a punição. Geazi não era qualquer um, ele seria um dos precursores do ministério de Eliseu, mas por causa da falta de transparência, o pecado em si da mentira não foi TÃO agrave assim, o pior foi a falta de transparência, pois sem ela podemos ver como uma certa traição, onde o líder pede sinceridade e o liderado não é.

Vemos outros exemplos na palavra de Deus.

Adão e Eva

Genesis 3:6-12

“6Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.7Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.8Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.9E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?10Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.11Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?12Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.”

O que vemos aqui é mais uma conseqüência da falta de transparência.

Adão e Eva se esconderam da presença de Deus e é realmente isso que acontece quando não somos transparentes, nós queremos nos esconder pois sabemos que algo esta errado e por não querermos confessar fazemos isso.

O que é bem interessante nessa situação e que na verdade não muda referente as outras é que novamente Deus dá a chance do arrependimento no verso 11 e em vez de Adão se arrepender ele acha um culpado pelo seu erro a mulher e Deus; e com isso sabemos a conseqüência eles foram expulsos do paraíso.

Caim e Abel

Realmente a falta de transparência passa para a geração, os filhos de Adão e Eva...

Genesis 4:8-14

“Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.9Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?10E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim.11 És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão.12 Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra.13Então, disse Caim ao SENHOR: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo.14Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará.”

Novamente vemos o Senhor dando a oportunidade de arrependimento e novamente a falta de transparência trouxe conseqüências e quais foram no caso de Caim.

• Tira seu propósito - Errante (sem destino certo)
• Esterilidade (Vs 12)
• Vergonha, se esconder da presença de Deus (Vs 14)

A transparência é algo que está no coração do Senhor desde o inicio da criação, vemos no inicio de tudo Deus fez o homem e mulher nus, isso nos fala de sermos totalmente transparentes diante do Senhor, mas o pecado fez o homem se cobrir e não ser mais transparente diante do Senhor precisamos ser verdadeiros diante dEle e também diante daqueles que Ele tem colocado para nos liderar.

A palavra do Senhor nos ensina a sermos transparentes em Tiago 5:16 diz:

“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

Muitas pessoas não recebem a cura por não confessarem, por simplesmente esconderem os seus erros e ficam a vida inteira lutando contra aquilo.

Existem benefícios por sermos transparentes:

• Cura
• Confiança por parte do lideres
• Perdão
• Alegria
• Tira o peso do pecado

1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Vemos nesse texto SE CONFESSARMOS, então para obtermos o perdão e a purificação dos nossos pecados precisamos confessá-los ao nosso Deus e para termos a cura aos nossos lideres como está em Tiago 5:16.

Provérbios 28:13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”


Você pode olhar esse texto e pensar, “como assim encobrir os meus pecados? Deus não está vendo todas as coisas?” amado com certeza Ele está, esse texto podemos ver ele de duas formas.

1ᵃ Encobrir dos Homens

Nós podemos muito bem encobrir os nossos pecados das pessoas e não mostrar a elas e para isso temos a base de confessarmos os nossos pecados aos Homens (Tiago 5:16), para sermos curados. Ninguém é obrigado a confessar mas a palavra de Deus nos mostra que a cura vem atráves disso.

2ᵃ Encobrir de Deus

Com certeza o Senhor é Onisciente e sabe todas as coisas, mas amados você pode observar que mesmo Deus tendo visto o que fazemos (Geazi, Adão, Caim) ele quer ouvir da nossa boca isso, que pecamos e desejamos nos arrepender.

Mas como sou transparente?

Amado você ser transparente é você falar TUDO confessar TODOS os seus pecados, muitas vezes quando chegamos diante de Deus, já pedimos a sua misericórdia e perdão, mas fazemos isso por “atacado” dizendo: “Deus perdoa os meus pecados tenha misericórdia de mim”

Fazer dessa forma está errado, pois quando pecamos, pecamos em áreas específicas e quando confessarmos temos que ser verdadeiros e específicos.

Vou dar um exemplo, vamos supor que tenho um problema de mentira.

Forma errada de pedir:
“Pai perdoa-me porque eu pequei contra o Senhor"

Forma mais correta:

“Pai tenha misericórdia de mim porque eu menti, mas não menti por acaso, menti porque eu gosto de fazer isso, eu sinto prazer na mentira a minha carne se alegra com isso, tira isso de mim, coloca luz sobre isso em minha vida, pois não quero ser mais assim.”

É necessário sermos sinceros diante do Senhor e dos nossos lideres, falarmos tudo a eles e mostrarmos o que está em nosso coração de verdade, pois amado, alguém que se masturba, usa drogas, vê pornografia, fornica, menti, faz aquilo porque gosta, não porque foi obrigado, pois sejamos sinceros com a gente mesmo, ninguém faz algo que não goste de fazer, digo referente a pecar.

Por isso temos que rasgar o nosso coração diante de Deus e de nossos lideres

E sermos totalmente sinceros, ser sincero quer dizer no latim “sem cera”.

Os atores de teatro da Grécia Antiga usavam máscaras feitas de cera. Muitas vezes, atrás de uma máscara sorridente, existia um ator muito triste. Quantas pessoas hoje freqüentam os cultos, células, sorrindo e cumprimentando todo mundo, mas a verdade e infelizmente aqueles rostos “alegres” são apenas “fachada”. Deus quer que tiremos nossas máscaras diante de nosso discipulador, líder, pastor e rasguemos o nosso coração.

Amado ninguém é obrigado a ser transparente, mas estou mostrando um caminho excelente e um caminho dos milagre de Deus nessa área.

João 11:39-45

“Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.40Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?41Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.42Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.43E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!44Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.45Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele.


Existem muitos cristãos que tem um “Lázaro”, uma área da sua vida que precisa de Vida de Deus. O milagre da ressurreição só poderá acontecer se, primeiramente, esses cristãos “tirarem a pedra” que está encobrindo o “Lázaro morto”. Se não houver um ato voluntário de admitir abertamente que existe um “Lázaro morto”, que precisa da Vida de Deus, Jesus não fará o milagre da ressurreição. Deus nunca vai forçar ninguém a tirar sua “mascara”, a pedra que está encobrindo o “Lázaro morto”, o pecado. É como se Jesus estivesse dizendo: “Você quer o milagre da ressurreição trazendo a vida divina sobre seu Lázaro?” Você pode ter, mas primeiro tem que tirar a pedra; tem que confessar seus pecados abertamente para sua liderança espiritual. E qual é a nossa tendência natural? Fazermos igual ao que Marta fez: “Não, Senhor, não podemos tirar a pedra, porque está cheirando mal.” É verdade! O “Lázaro morto” cheira mal. É uma vergonha para nós. Por isso que, muitas vezes, nós o cobrimos com uma pedra, para que ninguém sinta seu mau odor. Mas o que Jesus está dizendo? “Se você tirar a pedra, é verdade que alguns vão sentir o mau cheiro, mas não se preocupe, porque ninguém vai se lembrar dele, quando “seu Lázaro” ressuscitar e todos ficarem sabendo do milagre! Você realmente que a vitória nessa área de sua vida? Então tire a pedra.

Quantos de nós estamos dispostos a essa realidade?

Quantos de nós desejamos ser transparentes?

Então comece a partir de hoje a ser verdadeiro.

Deus te abençoe grandemente.

Henrique
Discipulador de Jovens e Adolescentes

Download da Palavra em Word



4 comentários:

  1. acho que não tem nem discussão esse assunto, não é fácil ser transparente, mas tem um resultado incrível e se está na Palavra de Deus não tem discussão, é o certo, e é o melhor, graças a Deus eu aprendi isso e faço parte de uma igreja na qual os líderes são extremamente confíaveis, e muitos deles sabem da minha vida e me ajudam muito, na verdade, se não fosse por eles eu não estaria com Cristo hoje.

    Obrigado Deus pela sua Palavra que é sempre tão viva e eficaz, e maravilhosa, que nos transforma e alimenta.

    Obrigado Líderes, Henrique e Ingrid, Pastor e Pastora, Filipe e Diego, que foram os que mais me ajudaram em tudo, eu amo vocês em Cristo.

    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. PARABENS PELA PALAVRA TAO EDIFICANTE!!! TAVA MESMO PRECISANDO DISSO!!!QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VCS...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Incrível como a palavra de Deus é edificante, nos liberta de todas acusações basta nós obedecermos.

    ResponderExcluir