quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Livro dos Mártires - John Fox


Esta é a maior história dos mártires cristãos. Depois da Bíblia, nenhum outro livro influenciou de maneira tão profunda o protestantismo na Europa.

Escrito primeiro em latim sob o título História dos Atos e Monumentos da Igreja foi publicado em Basiléia Suiça) em 1554.

Na Inglaterra, país onde Joh Fox nasceu e viveu, a obra foi lançada a partir de 1563 com grande repercussão.

Por ordem dos bispos, em cada catedral foi posto um exemplar do livro, num átrio onde o povo tivesse acesso, como se fazia com a própria Bíblia.

Antes da morte do autor, houve quatro grandes edições.

Através da história dos sofrimentos e mortes de homens e mulheres cheios de fé e coragem, a obra serviu para modelar o caráter nacional do povo inglês.

Os que podiam ler por si mesmos conheceram com detalhes todas as atrocidades cometidas contra os reformadores protestantes.

Os analfabetos podiam ver as ilustrações dos vários instrumentos de tortura: os ferros em brasa, o óleo fervendo e os santos expirando entre as chamas.
(Douglas Campbell, Os Puritanos na Holanda, Inglaterra e América).

O Livro dos Martires, com capítulos adicionais sobre as perseguições sofridas por cristãos até o Século XIX, permanece uma força viva e uma fonte de edificação para os cristãos de todos os tempos.

John Fox viveu de 1547 a 1587. Foi alvo de perseguição religiosa durante o reinado da rainha maria, a Sangrenta, na inglaterra, que só terminou com o reinado da rainha Elizabeth I. Ele prestou grande serviço tanto à igreja como ao mundo mediante o seu ministério e o brilho irretocável de sua vida útil e santa. Faça o Download no botão abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário