quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pr. Celso Defavari - Mensagens de edificação, instrução e encorajamento !


Mensagens enviadas pelo Pr. Celso Defavari - Igreja Cristã Nova Aliança - Mauá.

1ª. Mensagem - CUIDADO COM O CRESCIMENTO RÁPIDO!

Irmãos, a Graça e a Paz do Senhor Jesus.

Esta é nossa primeira mensagem de edificação, instrução e encorajamento.

Um ministério bem sucedido de uma igreja em células pode ser melhor comparado a uma maratona do que com uma corrida de cem metros razos. Nós conseguimos melhor resultado, avançamos e prosperamos quando focamos o alvo final.

Infelizmente nossa maior tentação é desenvolvermos um ministério semelhante a uma corrida de explosão. Alguns pastores, discipuladores e líderes querem uma proliferação rápida de suas células e em função disso dão pouca importância ao discipulado e ao treinamento de novos líderes. Todos nós queremos crescer, mas não podemos ignorar os alicerces, os fundamentos. Antes do prédio começar a aparecer ficamos muito tempo escavando as fundações. Nosso prédio aqui no Parque São Vicente possue 96 estacas que estão à 16 metros de profundidade. Foram gastos na época (2004) mais de R$ 60.000,00 em concreto e ferro antes que pudessemos ver os primeiros blocos sendo assentados em cima da fundação.
 


No passado não muito distante, eu mesmo promovi algumas multiplicações rápidas de células. Aquele resultado rápido até nos motivou, mas muitas células com o passar do tempo simplesmente fracassaram e isso levou alguns de nossos líderes a se sentirem desencorajados e desmotivados. Isso nos levou a concluir que um resultado estável e a médio/longo prazo é melhor do que as campanhas rápidas de multiplicação. O trabalho constante é melhor do que as explosões de crescimento.

O que significa de maneira prática ter uma visão de médio/longo prazo? Em primeiro lugar, significa ter uma estrutura de treinamento e discipulado forte. Não multipliqe células com líderes que não passaram ou não estejam passando pelo nosso trilho de treinamento e também não permita que os líderes fiquem sem acompanhamento e discipulado.

O discipulado e a supervisão são elementos-chave para permitir a multiplicação das células a médio/longo prazo. Cada discipulador não deve acompanhar mais do que seis ou sete células. Ele deveria investir seu tempo orando e jejunado junto com os líderes, pastoreando-os e orientando-os como agir em todas as situações que se apresentam na célula.

É importante termos reuniões gerais de líderes, aquelas nas Quartas-feiras, que chamamos de reunião de discipulado. Tais reuniões são muito úteis e devem ser cultivadas, mas elas darão resultados somente se houver um trabalho de discipulado e supervisão pessoal do líder de célula.

Não se engane! O discipulado é o ponto mais importante, o treinamento vem logo em seguida. Insistam com seus liderados para que terminem o trilho de treinamento (Panorama Bíblico, Do Egito à Canaã, Ceifeiros, CUME e CTL). Faça com que eles passem por esse trilho. Esse trabalho é um trabalho de "formiguinha", deve ser "face to face", se necessário, leve-os para serem treinados pela mão. Isso é absolutamente fundamental se queremos resultados consistentes a médio/longo prazo.

Para que esses resultados venham, precisamos ainda trabalhar para criar uma cultura de multiplicação de igrejas, assim como, criação de micro-igrejas (Células embrionárias com a finalidade de serem futuras igrejas). As células precisam ser vistas como a própria igreja acontecendo diariamente. Todo membro precisa ver a célula como a base da estrutura da igreja local. Todo pastor bem sucedido sabe que o segredo de uma igreja prevalecente passa por líderes bem treinados, que são discipulados e que fazem da célula a prioridade da Igreja.

2ª. Mensagem - NÃO SEJA IMPACIENTE

Irmãos, a Graça e a Paz do Senhor Jesus.

Hoje gostaria de continuar falando sobre a questão do imediatismo. Muitos ficam desanimados no trabalho de acompanhamento de seus liderados por causa da impaciência em querer ver o resultado rápido de crescimento de sua célula. Entretanto, lembre-se que o grande teste da fé é o tempo. Nada é mais difícil do que esperar e perseverar até ver o resultado do trabalho. Minha oração no dia de hoje é para que você persevere até romper com todas as resistências. A promessa do Senhor é muito clara, pode continuar insistindo, as portas do inferno não irão prevalecer. Elas vão cair. Aleluia!
Não há nada mais problemático do que uma célula que foi multiplicada apressadamente. A ânsia de ver os frutos, a ambição, o desejo de ser reconhecido ou até mesmo a pressão de líderes que buscam mostrar resultados nos leva à precipitação. A Palavra de Deus diz que peca quem é precipitado (Pv. 19:2) diz: "Não é bom proceder sm refletir, e peca quem é precipitado".

Todo líder de célula precisa ser paciente. Alcançar a multiplicação de uma célula não é algo simples e não há nada de valor nesse mundo que não requeira paciência. Líderes são pais espirituais e todo pai precisa ser paciente para ver seus filhos crescidos. Precisamos sempre nos lembrar que o nosso Deus é um Deus de processos. Ele poderia ter criado todas as coisas apenas dando um ordem, mas Ele as fez em um processo de vários dias. Um filho bem que podia ser gestado em um dia, mas demora nove meses. Uma célula também precisa de tempo para que possa ser edificada e chegue à multiplicação. (Tg. 5:7) diz que: "O lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia".

A paciência do líder deve ser como a do lavrador. As principais características de um lavrador bem-sucedido é a sua diligência em trabalhar com a terra e a sua paciência em esperar que a semente germine e dê o seu fruto.

O lavrador prudente sabe que o tamanho de sua colheita depende da generosidade de sua semeadura. (II Co. 9:6) diz: "E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância ceifará." Ele também percebe que a lavoura não é algo natural. É Deus quem dá o crescimento da semente, mas nada acontecerá sem a sua cooperação e trabalho.

É verdade que o crescimento vem de Deus, mas o quanto uma semente poderá produzir depende do homem que a cultiva. O pleno potencial da semente é alcançado pelo trabalho de Deus com a cooperação do homem. Se Deus tem um homem disposto e discponível, Ele realizará Seu propósito, mas se Deus não encontra tal homem, o Seu plano fica adiado, até que encontre. Deus em toda a sua oniciência planejou ter o homem para cumprir o seu propósito.

O lavrador diligente sabe que há um tempo certo de semear e de começar a colheita. Sabe que se passar o tempo de plantar não haverá colheira, e se passar o tempo de colher a plantação se perderá. Vivemos em dias de colheita, mas muitos lavradores ainda não perceberam isso. (Jo. 4:35) diz: "Não dizeis vós que ainda há quatro meses até a ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa."

Paulo diz que a Igreja é a lavoura de Deus e nós somos os lavradores: (I Co. 3:9) "Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós." Líderes de célula devem ser bons lavradores que, pacientemente, aguardam os frutos. O imediatismo é tolo. Podemos e devemos manter um sentimento de urgência, mas não caiamos na armadilha do imediatismo. A obra de Deus demanda tempo, e, se esperamos pacientemente, veremos a multiplicação.

Tudo o que acontece facilmente não tem valor. Todas as coisas relevantes e preciosas exigm paciência e perseverança. Portanto, não desista se a sua célula parece demorar a multiplicar-se ou se, porventura, você não atingiu a multiplicação neste ano. Há o tempo para frutificar. Somos como as árvores frutiferas, em alguns anos dão mais frutos que em outros. Por isso, seja paciente como o lavrador que espera pelo fruto. A impaciencia pode nos levar a um crescimento apenas aparente,

Seja Paciente, o fruto virá...

3ª Mensagem - CRESCIMENTO REAL OU APARENTE?

Irmãos, essa mensagem é um pouco longa, mas não desanimens, leiam, pois tenho certeza irá abneçoar suas vidas e ministério.

Hoje, queremos falar sobre o CRESCIMENTO REAL E O APARENTE. Uma das conseqüências do imediatismo é o crescimento sem realidade. Esse é um princípio espiritual pouco conhecido. Refiro-me ao princípio do crescimento APARENTE. Nós queremos crescer, mas precisamos ser cuidadosos para não sermos como uma massa inchada pelo fermento, tal massa até parece que cresceu, mas na verdade, somente inchou. O verdadeiro crescimento vem pelo milagre da multiplicação dos pães.
Alguns líderes (pastores, Discipuladores e Líderes de Célula) nunca se deram conta que existem dois tipos de crescimento, por isso se deixam enganar por uma célula cheia de pessoas. Tais líderes, presumem que o importante é ter um célula grande. Entretanto, precisamos alertar os irmãos, que é possível ter uma célula cheia de pessoas que ainda infelizmente não nasceram de novo. Logo, não adianta multiplicar uma célula assim, os membros precisam primeiro renascer. Não queremos ter em nossas células somente: visitantes, freqüentadores assíduos e agregados. Queremos filhos regenerados pelo Espírito Santo. Portanto, antes que possamos fazer a multiplicação, precisamos checar a realidade espiritual de nossas células.

Em tempos de intensa guerra espiritual, precisamos ser cautelosos e cheios de discernimento espiritual. É fácil guerrear quando o inimigo se opõe a nós de forma visível e clara. Porém, essa guerra, torna-se muito mais perigosa quanto o inimigo parece estar do nosso lado nos tecendo elogios. Até parece que o inimigo desistiu de se opor e tornou-se um de nós! Esse fato pode ser visto na História de Igreja. No quarto século, quando Constantino tornou o cristianismo a religião oficial do Império Romano. A igreja explodiu da noite para o dia, todo o Império Romano foi agregado à Igreja. Parecia o sinal de uma grande vitória, um avivamento sem precedentes, mas era tudo APARÊNCIA; o que parecia ser uma bênção foi, na realidade, uma maldição e uma derrota para a Igreja.

O crescimento experimentado pela Igreja naquela época foi somente APARENTE, não foi algo real. Alguém pode argumentar que o importante é que as vidas venham para a Igreja, mas, precisamos ser zelosos e não confundir: multidão, freqüentadores de cultos e membresia de igreja com o NOVO NASCIMENTO. Confundir freqüência dominical, mudança de religião com MUDANÇA DE VIDA.

Em Mateus, capítulo 13, temos duas parábolas proféticas ditas por Jesus (na verdade, todas elas são proféticas), mas gostaríamos de enfatizar a parábola do grão de mostarda e a do fermento. Pois, ambas apontam para esse tipo de crescimento IRREAL da Igreja e são uma advertência para que não caiamos no mesmo erro.

1. A Parábola do Grão de Mostarda.
 
"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos." (Mt. 13:32-32)

Historicamente, essa parábola foi interpretada como sendo sinal de crescimento da Igreja, sendo uma pequena semente, veio a se tornar uma grande árvore, e as aves seriam as pessoas cansadas que encontraram pouso na Igreja. O problema dessa interpretação é que ela violenta todo o contexto e a lógica bíblica. Em primeiro lugar, Deus determinou que cada semente reproduza segundo a sua espécie, mas o grão de mostarda, que é uma hortaliça, que veio a se tornar em uma grande árvore. Houve aqui uma degeneração na sua constituição, uma aberração da natureza.

No mesmo capítulo 13 de Mateus, no verso 19, Jesus disse que as aves do céu são demônios. Por uma questão de coerência com o contexto, temos que admitir que as aves que vêm aninhar na árvore são também demônios. A maior parte dos comentaristas bíblicos concordam que essa parábola se cumpriu na Igreja Católica, mas perguntamos aos irmãos: Será que seria somente na Igreja Católica? Estamos totalmente isentos disso? A Igreja Romana prostituiu-se em todos os lugares onde entrou. Para agradar os orientais que veneram os mortos, e para esse fim criou o dia dos mortos; para conciliar o paganismo, criou o Natal, que originalmente era a festa do sol. Em todos os lugares há o sincretismo, para que a Igreja possa crescer, atingindo o fim proposto, sem, no entanto, valorizar os meios pela ótica de Deus. Mas esse é um crescimento degenerado e o resultado é que a Igreja que o pratica torna-se ninho de demônios. Precisamos ser cautelosos para, em nosso desejo de crescimento, não incorrermos nesse mesmo erro.

Isso acontece quando somos conciliadores com o sistema do mundo. Quando procuramos a aprovação e o elogio de todos. Quando queremos ser modernos e contextualizados. Quando não queremos ser chamados de caretas e nos moldamos para agradar aos homens. Tudo em nome do crescimento, mas qual crescimento? O Real ou o Aparente?

2. A Parábola do Fermento
 
"Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado. (Mt. 13:33)

Na segunda parábola, o Senhor nos fala de uma massa que cresceu, mas não aumentou o seu tamanho. Ela apenas inchou. Essa parábola também tem sido interpretada de forma positiva pela Igreja, no decorrer dos séculos, como sendo o seu crescimento. Ela seria o fermento e a massa esse mundo que será levedado, ou seja, influenciado pela Igreja.

Interessante essa interpretação! O problema é que o fermento é algo negativo em toda a Bíblia. Por que somente nessa parábola seria positivo? Definitivamente, Deus abomina o fermento (Leia I Co. 5:6-8; Gl. 5:9; Êx. 13:7 e Mt. 16:6). Cremos que o fermento na massa também aponta para o crescimento, porém um crescimento APARENTE, sem consistência e sem realidade. Cremos no crescimento, buscamos o crescimento, mas queremos somente aquele que vem de Deus e não o que vem por meio do FERMENTO. Essa é a tática do diabo, nestes dias, contra a Igreja: iludir alguns com um crescimento sem consistência.

Mas o que significa o fermento nessa parábola? Queremos enfatizar, pelo menos, quatro significados: Aparência, Facilidades, Impurezas e Pecado.

O Primeiro Significado do Fermento: A APARÊNCIA. Ele faz com que a massa cresça e isso nos impressiona. Entretanto, se enfiarmos o dedo na massa, ela murcha. O que houve com aquele volume todo? Era só APARÊNCIA. Por isso que precisamos ser cautelosos para edificar Igreja e não movimentos; um corpo e não uma organização; um edifício espiritual e não um depósito de material de construção. De que adianta dizer que temos tantas células se elas não têm consistência e realidade? Não queremos agregados, queremos filhos genuínos transformados pelo poder de Deus.

O Segundo Significado do Fermento: Ele faz com que a MASSA se torne MACIA e FÁCIL de ser ABSORVIDA. Um pão sem fermento é duro e consistente - difícil de ser comido. Vivemos hoje uma época perigosa, em que o Evangelho vem perdendo sua PROFUNDIDADE e tornando-se algo diluido e superficial, sem a intensidade devida do Espírito. Preocupa-nos aqueles pregadores que têm diluído tanto a mensagem, nem sei se ainda pregam mesmo o Evangelho! Uma mensagem assim produz crentes frágeis e inconsistentes, que buscam somente um Evangelho fácil e de bênçãos, que se escandalizam quando são chamados para tomar a Cruz. Muitos não geram discípulos porque tiraram a cruz de sua mensagem para não tornar o pão duro demais para ser comido.

O Terceiro Significado do Fermento: É que todo Fermento é um Tipo de IMPUREZA. Se colocarmos algo sujo dentro de um copo de leite, esse, imediatamente, vai talhar. Toda impureza é levedo, é fermento. Devemos buscar o crescimento, mas precisamos tomar cuidado com a PERMESSIVIDADE, com a LEVIANDADE, com a IMPUREZA; com as coisas que vêm travestidas com a graça barata e a falsa liberdade em Cristo. Como líderes de célula, temos que zelar pela santidade e pela PUREZA da Igreja. Sabemos que a santidade não é algo com apelo popular, por isso, muitos líderes nem a mencionam em suas mensagens. Mas, crescimento sem santidade pode ser apenas FERMENTO LEVEDADO.

Por Fim, O Último e mais evidente sentido do Fermento: Ele é Um Tipo de PECADO nas Escrituras. O Fermento no final é cheio de morte. Você sabe como é feito o Fermento? O fermento é feito da própria massa, que foi envelhecida e apodrecida. O mais perigoso, nessa busca do crescimento da Igreja, é que esse Fermento foi feito da própria Igreja, só que envelhecida e deteriorada. Quando algo velho e apodrecido entra na Igreja, leveda tudo.

Considerações: Seja um líder de célula prudente e zeloso. Proponha no seu coração gerar discípulos e não meros seguidores de Jesus. Não negocie a mensagem, nem faça barganha com o preço do discipulado. Nosso Encargo, nestes dias, é pelo crescimento da Igreja e pelo estabelecimento do reino de Deus em nossa geração. Tudo isso passa pelas células que temos estabelecido e que têm se tornado, cada vez mais, disseminada. Observe e aprenda com aqueles que crescem em nosso país, mas veja bem qual o tipo de crescimento que eles possuem - Se é o REAL ou o APARENTE!

Que o Senhor conceda em nossas igrejas o milagre da multiplicação de nossas células através daqueles que verdadeiramente converteram seus corações ao SENHOR JESUS.


4ª Mensagem - SABEDORIA É A NOSSA ÚNICA NECESSIDADE

Hoje gostaria de compartilhar com os irmãos algo de que precisamos em todas as áreas de nossas vidas e particularmente em nossos relacionamentos no corpo de Cristo. Queremos falar sobre SABEDORIA.

É claro que necessitamos de outras habilidades para realizarmos a obra que nos está proposta. Portanto, não nos entenda mal, quando falamos que a Sabedoria é a nossa única necessidade, queremos somente deixar em evidência a sua importância. A falta de conhecimento e sabedoria com certeza é um dos nossos maiores problemas. Nossa grande dificuldade não são os problemas financeiros, mas sim a falta de sabedoria em lidar com o dinheiro. Há coisas que muitos desconhecem sobre o dinheiro, mas as pessoas que prosperam não apenas sabem como também as pratica. Por isso, aqueles não têm o mesmo resultado que estes. Não há, realmente, algo com os problemas conjugais, o que há é a falta de sabedoria no casamento: a mulher não sabe como lidar com o marido e este também não sabe como lidar com a sua esposa; e os dois juntos não sabem como lidar com os filhos.
 

Você consegue enxergar que a falta de conhecimento e sabedoria é um dos pilares de todos os problemas que enfrentamos? Trazendo esse problema para a vida da igreja, isso não é diferente, quando temos que lidar com o crescimento e a multiplicação de uma célula. O Crescimento e multiplicação de qualquer célula também depende do nosso SABER. Há algo que os pastores e líderes que multiplicam suas células sabem, mas muitos desconhecem e, por isso, não colhem os mesmos resultados que eles. Em nossa vida, a questão primordial diz respeito a agir ou não conforme a sabedoria de Deus. O sábio é sempre reconhecido porque a sabedoria é o que as pessoas mais desejam.

Ninguém espera que você seja um doutor em coisa alguma, mas eles esperam que você seja SÁBIO. Ou seja, saiba como lidar com situações e pessoas da maneira de Deus. Conhecimento se adquire em escolas, mas sabedoria é algo que procede de Deus.

Como líder de célula, você precisa clamar por entendimento, sabedoria e por uma santa lucidez celestial. Nada é mais devastador que um líder insensato, porque ele não complica apenas a sua própria vida, mas é capaz de bagunçar a vida de outros, ou seja, daqueles que ele exerce influência, a vida de seus liderados.

A ignorância tem causado mais problemas do que todas as outras coisas juntas. Na verdade, o alvo do diabo é manter as pessoas na ignorância. Todos os nossos problemas existem porque desconhecemos ou desprezamos o conhecimento de Deus e Sua sabedoria: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Os. 4:6).

A diferença entre um pastor que multiplica e aquele que não multiplica é a informação que o primeiro possui. A diferença entre riqueza e pobreza é informação. O líder sábio é aquele que deseja aprender para fazer a diferença.

Muitos têm buscado formulas mágicas para o crescimento e multiplicação de suas células e igrejas! Busque sabedoria e não métodos e técnicas. Mais importante que o funcionamento da estrutura, é o tipo de líder que a faz funcionar. O segredo da obra são as pessoas e não os métodos. Se Deus tem o homem, a obra pode ser feita; mas se não há o homem, nada acontecerá. Se o líder é ferido, as ovelhas são dispersas; mas, quando o líder é curado, todo rebanho se renova.

Há muitos fatores que explicam ou promovem o crescimento de uma célula e igreja, mas certamente nenhum fator é tão crucial e importante quanto a pessoa do próprio líder. Ele não é a causa única do crescimento, mas sem ele o crescimento dificilmente acontecerá. É por isso que, em toda a Palavra de Deus, não encontramos ênfase alguma em métodos ou estratégias, mas vemos o foco sempre em encontrar o homem certo. Deus pode usar quase qualquer meio para atingir o seu propósito, mas Ele nada fará se não tiver o homem certo. Se Deus tem esse homem, então a obra será realizada.

Como Igreja, temos enfatizado muito as estratégias e visões de crescimento, mas nem sempre temos alcançado os resultados desejados. Infelizmente, isso tem acontecido porque temos negligenciado o fator preponderante: O líder. Ele é a chave. É duro dizer, mas cada grupo possui a "cara" do seu líder e cada líder possui o grupo que merece. Em outras palavras, cada igreja é apenas o resultado do trabalho, zelo e encargo de seu pastor e seus liderados.

Nestes dias o Espírito Santo trabalhará para capacitá-lo ainda mais, para o desafio que temos diante de nós. Estamos iniciando nosso período de 21 dias de Jejum e Oração e o desafio é sempre o fortalecimento da comunhão e a multiplicação, porque, dessa forma, vêm a conquista e o avanço do reino de Deus.

Procure se deter em valores e princípios espirituais que façam de você o tipo de líder sábio que Deus usa. O Senhor separou para esse fim: Você, Líder, Discipulador, Obreiro e pastor, Deus tem muito a realizar em sua vida e através da sua vida.


5ª Mensagem - NÃO MULTIPLICAMOS CÉLULAS, MULTIPLICAMOS LÍDERES (DISCÍPULOS)

Hoje gostaria de falar de um grande engano que há com relação à prática de MULTIPLICAÇÃO de nossas células. Na verdade, somente o dizermos: “Precisamos multiplicar nossas células” já é um engano. Muitos de uma forma equivocada imaginam que trabalhamos para multiplicar células. Essa maneira de pensar está equivocada é deve ser redirecionada dentro da nossa prática de condução de nossas células. Na verdade nós não multiplicamos células, MULTIPLICAMOS LÍDERES. Pelo menos 70% de nossos esforços na célula deveriam estar voltados para detectar, treinar e enviar novos Líderes de Célula; e a dedução é muito simples é óbvia: Como podemos "Multiplicar Célula", se ainda não multiplicamos o líder dessa próxima célula? Quem irá liderar a célula que será gerada a partir da multiplicação? Só existe uma modalidade de pessoa que poderá ajudá-lo na liderança da nova célula: UM DISCÌPULO.

(Mt. 28:19) "Ide, portanto, fazei discípulos..." Essa foi a ordem do SENHOR.

Precisamos entender de imediato que as células não são o ponto focal. Elas surgem e desaparecem, começam e terminam, a menos que os membros da igreja se transformem em líderes de célula, os frutos não serão duradouros. Se não gerarmos novos líderes de célula, não haverá próximas gerações de células e consequentemente de vidas para o Reino de Deus.  Por isso, cremos que o crescimento da Igreja está baseado na formação de novos líderes e não na multiplicação mecanizada de nossas células. Sendo assim, a prioridade máxima do pastor e dos líderes estabelecidos é identificar novos lideres em potencial e iniciar o processo de discipulado com esses novos líderes. A primeira condição para a multiplicação de uma célula é que o próprio líder tenha gerado outro líder. Cada semente gera de acordo com a sua espécie. Ovelhas geram ovelhas, mas líderes geram líderes.

O objetivo principal do líder não é simplesmente sustentar e cuidar da célula. Evidentemente, ele fará isso, mas seu trabalho principal é encontrar, treinar e enviar novos líderes. A célula não é uma estratégia de organização, mas de liderança. Nosso alvo não é ter simplesmente membros, mas discípulos que estejam aliançados num propósito de conquista. Porém, para que isso aconteça, cada membro deve ser treinado para ser um ministro e ser enviado para sua família, escola e trabalho. Além disso, cada membro/ministro deve ser treinado para liderar uma nova célula.

Nosso alvo é a conquista de nossa cidade, queremos contribuir com o reino e com as outras igrejas do Senhor Jesus na conquista de Mauá. A estratégia para atingir esse alvo é transformar os membros ou pelo menos um percentual dos membros de nossas células em Líderes de célula, nossos líderes de célula em discipuladores, nossos discipuladores em obreiros e nossos obreiros em pastores. O foco do nosso trabalho são as pessoas e não as atividades. O tempo dos membros é escasso, por isso, precisamos focar em pessoas.

Alguns líderes de célula se contentam em ter uma reunião de célula cheia de pessoas, mas uma reunião cheia não significa que estamos atingindo o alvo completamente. Somos muitas vezes, prontos a dizer que existem reuniões em igrejas onde só há multidão. Ou seja, as igrejas estão cheias, mas poucos estão dispostos a passar de consumidores a produtores! Precisamos tomar muito cuidado para que isso também não aconteça em nossas reuniões de células. Podemos ter ali um Líder de Célula que faz tudo e 10 ou 15 pessoas que vão ali somente para consumir. Se a célula não possuir, pelo menos, um Líder em Treinamento (Um Timóteo), será uma célula fraca que jamais se multiplicará. Precisamos levar cada membro a se tornar um líder de célula.
 
Além disso, é preciso mudar toda a mentalidade adquirida ao longo dos anos que passamos na escola. No treinamento escolar formamos professores e não líderes, líderes são treinados no relacionamento de discipulado no dia-a-dia para a realização de uma Obra.

Liderar é muito mais do que realizar tarefas na célula. Observamos líderes de célula que se preocupam somente com as atividades, com as tarefas a serem realizadas na reunião da célula (Quebra-gelo, Oração, Compartilhar a Palavra, comunhão), isso não está errado, tudo isso deve ser feito, com certeza. Entretanto, não perca de vista que são somente tarefas a serem realizadas na reunião. O Líder de célula deve estar atento às pessoas, aos membros de sua célula para que possa identificar futuros líderes. Quem é líder de verdade lidera pessoas. Um líder que realiza uma tarefa, mas não lidera ninguém, está totalmente fora do propósito da liderança. Não trabalhamos apenas com cargos, pelo contrário, temos encargos. Não ostentamos títulos, temos funções. Cada membro deve ser treinado para ser um ministro enviado para liderar outra célula. Se o Líder de Célula não fizer esse trabalho, a célula que ele lidera será a última célula. Ele será o fim da linha... Eu não sei quanto a você, mas eu não desejo ser o último da fila!

É função de cada líder constituir no mínimo um líder em treinamento na sua célula, esse(s) líder(es) em Treinamento serão seus discípulos e cooperadores. Sei que os irmãos não estão acostumados com o que vou dizer: mas trata-se de uma falha grosseira de nossa parte não estimular nosso Líderes de Célula a se encontrar semanalmente com seu(s) líder(es). Esse encontro poderá acontecer um pouco antes ou um pouco depois da reunião da célula. Toda a tarefa na célula deve ser compartilhada com o(s) Líder(es) em Treinamento para que eles possam efetivamente ser treinados. Por exemplo, Consolidação é uma tarefa que espera-se que o(s) Líder(es) em Treinamento executem. 

Compreenda como funciona esse preparar do Novo Líder. Há um tempo para cada fase da célula. Fique atento ao tempo de levantar Líder(es) em Treinamento. O tempo para que isso aconteça é entre o terceiro e sexto mês de vida da célula. Imaginando que uma Célula nasceu ou se multiplicou em Janeiro, você deverá levantar o seu Lider(es) em Treinamento entre Abril e Junho. Não deve ser antes do terceiro mês, pois o Líder da Célula precisa de tempo para que possa conhecer e escolher seu(s) Líder(es) em Treinamento juntamente com o seu Discipulador e pastor se for o caso. Também não deve ser após o Sexto mês, pois, se isso acontecer o Líder da célula não terá tempo hábil para treiná-lo(s).

 Seja Sábio e fique atento...



Nenhum comentário:

Postar um comentário