quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Intimidade com Deus ou Vãs Repetições? Parte 1


Irmãos, quantos de vocês se julgam ÍNTIMOS do SENHOR? Hoje iremos falar sobre esse assunto: Como ser ÍNTIMO de Deus. Por favor, quando falamos em Intimidade com Deus, entenda que ser ÍNTIMO do SENHOR é conhecer os desejos do SENHOR e querer PRATICAR a VONTADE DELE para sua vida.

Desde o princípio, quando Deus criou todas as coisas inclusive o homem, o Seu desejo para com o homem é que eles (Deus e o homem) tivessem um relacionamento de intimidade. Deus desejava e continua desejando se deixar conhecer pelo homem.

A Bíblia diz em Genesis que na virada do dia o SENHOR ia conversar com o homem. Todos nós sabemos que essa intimidade que o homem tinha com Deus foi interrompida por causa do homem. Deus não pode ter comunhão com o pecado porque Ele é Santo e a partir do momento que o homem pecou rompeu-se esse relacionamento de intimidade. Entretanto, o modelo de relacionamento que Deus projetou para ter com o homem é esse de intimidade.

O desejo do SENHOR ainda continua o mesmo até hoje. Deus ainda deseja ter um relacionamento íntimo com a Obra prima da sua criação. Deus ainda quer ter, à exemplo de quando criou o homem, um relacionamento diário com o homem. Esse desejo O levou a enviar seu Filho Jesus para que o homem pudesse ter uma ponte, um meio de reatar esse relacionamento com o SENHOR subjugando o PECADO.

Hoje, todo homem que reconhece o Senhor Jesus como Senhor de sua vida adquiriu esse direito de reaver esse contato íntimo que é crucial para o todo homem.

Agora! Por que muitos que já tiveram um Encontro com o SENHOR, que já entregaram suas vidas ao SENHOR não conseguem viver uma vida de INTIMIDADE com DEUS?

A resposta a essa pergunta é muito simples: Porque ainda não aprenderam como iniciar e manter esse relacionamento. Uma coisa é sermos apresentados a alguém e outra bem diferente é prolongarmos um relacionamento com tal pessoa para a eternidade. Muitas pessoas são apresentadas ao SENHOR, tem um primeiro Encontro com Ele, até gostam DELE. Mas não estabelecem um relacionamento de intimidade com Ele.

Para você se tornar intimo de alguém não basta você ser apresentado a essa pessoa, você precisa ter o desejo de estreitar o relacionamento, de continuar junto com a pessoa, de caminhar com ela. Você precisa ter o desejo de estar perto de tal pessoa. Quantos estão entendendo o que estou dizendo?

Muitas pessoas passam por nossa vida. Mas, quantos se tornam amigos íntimos? Para eu me tornar um amigo íntimo de alguém não basta a pessoa com quem estou começando a me relacionar querer, é preciso que eu também queira. Deus deseja ter esse relacionamento conosco. Mas, será que nós também querermos?

No que se refere ao SENHOR, muitas vezes queremos ter um relacionamento íntimo com o SENHOR, mas não conseguimos porque não sabemos como fazer para que isso aconteça. Não sabemos como estreitar esse relacionamento. Esse não é um problema somente em nossos dias.

Os discípulos observavam que o Senhor Jesus tinha um relacionamento de intimidade com Deus Pai que eles ainda não tinham. Eles observavam o relacionamento de Jesus com o Pai e percebiam uma coisa que muitos de nós ainda não percebemos e os que perceberam a exemplo dos discípulos não sabiam como fazer aquilo que Jesus fazia.

Eles perceberam que a intimidade de Jesus vinha do tempo que Ele passava conversando com Deus Pai. À exemplo de Adão no Jardim do Éden que conversava com o SENHOR diariamente antes de pecar, Jesus também passava muito tempo conversando com Deus. A essa conversa diária que Jesus tinha com Deus Pai nós damos o nome de ORAÇÃO.

Os discípulos observaram que aquela intimidade que o Senhor Jesus tinha com Deus Pai vinha do tempo que ele passava ORANDO. E num dado momento após observarem Jesus ORANDO, um de seus discípulos se achegou a Ele e disse:

(Lc. 11:1)

“De uma feita, estava Jesus ORANDO em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar...

Sabe a razão por que muitos de nós não temos intimidade com Deus e ficamos a usar de Vãs Repetições? Não é porque não oramos... Nós ORAMOS, mas na maioria das vezes não como convém. A razão porque não temos intimidade com Deus é por que não sabemos como ORAR. A maneira pela qual teremos intimidade com Deus é conversando com Ele diariamente através de nossas ORAÇÕES.

A Palavra de hoje não tem como objetivo ser simplista demais, mas ser SIMPLES e PRÁTICA para que possamos ter um relacionamento de intimidade com SENHOR precisamos ORAR. Mas, ORAR como Jesus ORAVA.

Os discípulos queriam aprender a ORAR como Jesus e pediram que Ele os ensinasse. E Jesus os ensinou. Vamos ver em Mateus 6 do versículo 9  até o 15 quais foram as instruções de Jesus para termos intimidade com DEUS e não nos pegarmos em VÃS REPETIÇÕES. Pois, podemos até mesmo ORANDO a ORAÇÃO DO PAI NOSSO, estarmos usando de VÃS REPETIÇÕES.

(Mateus 6:9-15)

“9. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10. Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
11. o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
12. e perdoa-nos as nossas dívidas, assim com nós temos perdoado aos nossos devedores;
13. e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a força para sempre. Amém]!
14. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;
15. se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”

Nós queremos ter nossas orações respondidas. Mas será que temos seguido o modelo de oração que o SENHOR nos deixou da forma correta? Se quisermos ser íntimos do SENHOR e termos nossas ORAÇÕES respondidas devemos aprender a ORAR como o Senhor Jesus ORAVA. Eis aqui o MODELO.

Mas, lembre-se que esse é apenas um MODELO, não deve ser usado de uma forma repetitiva simplesmente. Se assim for, cairemos nas VÃS REPETIÇÕES. Esse MODELO de ORAÇÃO que o Senhor nos deixou deve antes, ser sentida em sua essência.

Se não é uma repetição, como devemos ORAR então? Vamos entender hoje o significado dessa ORAÇÃO e como podemos aplicá-la em nossas vidas.

Por favor, mais uma vez... Não quero parecer simplista, mas somente buscarmos um caminho através da revelação e não daquilo que o Senhor chama de VÃS REPETIÇÕES.

1º. Pai Nosso – O que significa “Pai Nosso”.

Esse “Pai Nosso”, não expressa somente uma ligação familiar entre o genitor e seu filho. Entre o Criador e a criatura. É muito mais que isso! É uma ligação de AFEIÇÃO, CARINHO e AMOR que nos une ao SENHOR DEUS E PAI. Esse também foi o termo usado por Jesus quando estava prestes a cumprir o Seu propósito na cruz do calvário.

Poderia ser traduzido de uma forma mais carinhosa e afetuosa como: “Papaizinho Querido”. Em nossa cultura machista esse termo soa estranho. Mas, para Jesus era normal se dirigir ao SEU PAPAI dessa forma.

Jesus disse:

(Mc. 14:36)

“E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.”

Essa é a mesma expressão usada na chamada ORAÇÃO do “PAI NOSSO” que significa em Aramaico: Paizinho. Paizinho querido. Era uma maneira de se referir afetivamente ao Pai Celestial.

Jesus nunca duvidou de sua eterna relação de intimidade com o Seu Papai, nem mesmo no Getsêmani, quando estava prestes a enfrentar a Cruz.

Logo, quando nos dispomos a nos dirigir ao SENHOR, temos que seguir o MODELO que ORAÇÃO deixado pelo Senhor Jesus e carregar essa expressão “Pai nosso” de seu verdadeiro sentimento.

As nossas palavras dirigidas ao SENHOR, ou seja, as nossas ORAÇÕES só terão sentido para o SENHOR se estiverem carregadas da revelação do que significam.

Por ser somente um MODELO deixado por Jesus, você não precisa necessariamente repetir as palavras deixadas pelo Senhor, letra por letra, à não ser que essas palavras estejam carregadas do seu verdadeiro significado.

Você poderia, por exemplo, não dizer “Pai nosso”, mas poderia começar a sua ORAÇÃO dizendo:

Papai Celestial que eu amo tanto...
Meu Papai querido, como eu preciso de Ti...
SENHOR e Papai amado...

Perceba que são expressões não repetitivas, mas expressões que expressam o quanto você AMA ao SENHOR.

Talvez, no começo seja um pouco difícil para você, mas quanto mais estreitarmos o nosso relacionamento com o SENHOR, mais à vontade estaremos para dizer-lhe palavras de AMOR, AFEIÇÃO e CARINHO.


Não Podemos transformar um MODELO DE ORAÇÃO tão precioso que o SENHOR nos deixou em simples REPETIÇÕES, fazias de significados e sentimentos de CARINHO E AMOR pelo SENHOR.

2º. Santificado. “Santificado seja o teu nome

O que significa, Santificar o nome de alguém? Precisamos saber esse significado, pois, estamos dizendo ao SENHOR que o Nome DELE deve ser SANTIFICADO. Como eu SANTIFICO o nome do SENHOR? Se eu não souber o significado dessa frase, mais uma vez serei somente alguém repetindo uma frase que para mim nada quer dizer. O que quer dizer para você? “Santificado seja o teu nome”, SENHOR!

Santificar o nome de alguém significa representar esse alguém. Significa Honrar esse alguém. Portanto, Santificar o nome de Deus, implica em vivermos de uma maneira tal que a Sua SANTIDADE seja manifesta em mim que sou Seu Filho.

Quantos FILHOS do SENHOR nós temos aqui essa noite?

Logo, o Nome do SENHOR é SANTIFICADO em nós quando vivemos uma vida nos abstendo do PECADO. O Desejo do Coração do SENHOR é que sejamos Santos da mesma forma que ele é:

(I Pe. 1:16)

“porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

Separado para Deus: Importante observar que “Santo” deve significar para mim que fui “Separado” de um mundo pecador, para cumprir algo para o SENHOR. Em outras palavras, fui separado para Deus.

Portanto, SANTIFICAR o nome do SENHOR é muito mais que dizer em uma ORAÇÃO repetitiva: “Santificado seja o teu nome” e achar que já cumpriu a sua obrigação religiosa. Somente uma frase dessa dita, nada quer dizer. Ao invés de dizer isso, você poderia dizer ao SENHOR:

- A minha vida existe para Santificar o Seu nome em uma busca insistente em não pecar.

Quando digo ao SENHOR: “Santificado seja o teu nome” com esse entendimento aí sim estou agradando o coração do meu Mestre.

Quantos aqui desejam SANTIFICAR o Nome do SENHOR?

Pergunte ao seu irmão: Você deseja SANTIFICAR o nome do SENHOR?

Diga a ele: ENTÃO, NÃO PEQUE! VIVA UMA VIDA SANTA.

Não PECANDO estaremos cada vez mais SANTIFICANDO o Nome do SENHOR.

Repita: “SANTIFICADO SEJA O TEU NOME, SENHOR”


Não devemos usar de VÃNS REPETIÇÕES, então vamos entender ainda um pouco mais da ORAÇÃO MODELO que o SENHOR nos deixou:

3º. O Reino de Deus – Venha o TEU REINO.

O Senhor Jesus nos diz que devemos desejar que VENHA LOGO o REINO de Deus. Será que existe realmente esse desejo em nosso Coração?

Se desejamos realmente que VENHA o REINO de Deus o que devemos fazer? Qual deve ser a nossa ATITUDE para que VENHA esse REINO?

O Reino de Deus tem dois aspectos:

1º. Aspecto do Reino de Deus: No TEMPO PRESENTE.

O Reino de Deus se manifesta no tempo PRESENTE onde quer que Ele seja ADORADO e SEGUIDO, nos corações onde Deus reina. O Reino de Deus vem a esse mundo através do nosso testemunho em Louvor e Adoração ao NOSSO PAI.

A responsabilidade de trazer a esse mundo o REINO de Deus é nossa. Quando nos dispomos a EXALTÁ-LO e BEM DIZÊ-LO como DEUS de nossas vidas.

2º. Aspecto do Reino de Deus: No TEMPO FUTURO.

O Reino de Deus virá de uma forma completa ao mundo quando Deus vencer o último inimigo, por ocasião da volta de CRISTO.

Veja que texto lindo, irmãos:

(I Cor. 15:24-28)

“24. E, então, virá o fim, quando ELE entregar o REINO ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.
25. Porque convém que ele reine, até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.
26. O último inimigo a ser destruído é a morte.
27. Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.
28. Quando porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.”

Será que quando ORAMOS pedindo que “VENHA O TEU REINO”, nós temos a exata compreensão do que estamos pedindo?

Quando ORAMOS assim estamos dizendo ao SENHOR que ansiamos, desejamos e não vemos a hora em que chegue o DIA DA VINDA DE CRISTO. Isso pré-supõe um desejo em estar com o SENHOR o mais breve possível para todo o sempre. Isso também pré-supõe um desapego com as coisas desse mundo.

Será que quando ORAMOS a ORAÇÃO DO PAI NOSSO e dizemos “VENHA O TEU REINO” realmente desejamos que isso aconteça, ou nem sequer estamos compreendendo o que estamos falando? E pior! Será que se compreendêssemos oraríamos dessa maneira? Pedindo que VENHA O REINO DE DEUS? Aqueles que amam as riquezas desse mundo jamais irão ORAR dessa forma.

Então, “VENHA O TEU REINO” deve ser para nós, mais do que uma “REZA”, precisa ser um desejo de enquanto o SENHOR não VIER nos buscar, que nós vivamos para trazer o REINO DELE nesta terra, através do nosso TESTEMUNHO.


Quando você ORA a “ORAÇÃO DO PAI NOSSO” você ORA com todas essas convicções, sabendo realmente o significado do que está falando ao SENHOR? E o que dizer então da frase que vem a seguir!

4º. A Vontade de Deus – Faça-te a TUA VONTADE assim na TERRA como no CÉU.

A VONTADE... O Que dizer de sujeitar a nossa VONTADE à VONTADE de Deus! Será que isso é fácil?

Talvez essa seja a maior luta de todo homem. Sujeitar a sua VONTADE à VONTADE de outra pessoa. Mesmo que essa pessoa seja Deus.

Às vezes, ORAMOS a chamada “ORAÇÃO DO PAI NOSSO”, repetindo palavras decoradas, mas no fundo não temos a disposição de sujeitar a nossa VONTADE à VONTADE de Deus. Quando dizemos: “Faça a TUA VONTADE assim na TERRA como no CÉU”, estamos reconhecendo diante de todos a SOBERANIA de Deus. Soberano é aquele que tem PODER sobre tudo e todos.

Irmãos, precisamos entender que as NOSSAS VONTADES, os NOSSOS DESEJOS, se não forem submetidos aos do SENHOR, logo, logo, se tornarão COBIÇA.  Desejos que muitas vezes, não tem nada haver com a VONTADE do SENHOR. E Tiago nos explica muito bem o que acontece se esses desejos se transformam em COBIÇA.

(Tg. 1:15)

“Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.”

O “Seja feita a Tua Vontade assim na terra como no Céu” é mais que uma ORAÇÃO é o promulgar de uma abnegação, de uma ENTREGA.

É como se eu dissesse:

- Eu abnego, eu entrego totalmente da minha VONTADE para fazer a TUA VONTADE SENHOR.

É dizer ao SENHOR:

- A minha VONTADE distante da TUA não me interessa. Eu quero fazer somente a TUA VONTADE TANTO NA TERRA COMO NO CÉU.

Quantos conseguem entender isso?

Perceba que não se trata de uma mera repetição de Palavras é muito mais que isso. Jesus não estava nos passando uma receita de bolo, ele estava nos dando um MODELO que deveria sair de um desejo profundo do nosso ser. Só assim teríamos INTIMIDADE COM ELE.


CONCLUSÃO PARTE 1

A maneira como iremos ter INTIMIDADE com DEUS é através da ORAÇÃO. É conversando com o SENHOR. É sendo sincero com o SENHOR. Quando formos conversar com o SENHOR não devemos chegar a Ele com palavras decoradas. Devemos ser SIMPLES e SINCEROS diante do Pai. Ele é o NOSSO PAI que estás nos Céus. Ele está nos OUVINDO. Tudo que Falamos CRENDO ELE nos OUVE. Os seus ouvidos estão ATENTOS, os seus OLHOS bem Abertos.

Todos que desejam ter INTIMIDADE com o SENHOR devem buscar CONHECE-LO melhor. Isso só é possível através da Palavra de Deus e da ORAÇÃO.

Continua...


Por
Pr. Celso Defavari

Um comentário: