segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reedificando Davi em nós


Isaias 58:12

"Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável."


O que nós temos feito como igreja de Cristo para edificar o nosso pais, que infelizmente está em ruinas, é somente ligarmos a televisão e olharmos os noticiários e vermos a realidade que estamos vivendo hoje...

Amados é somente nós olharmos a nossa sociedade hoje e vermos as ruinas:

Jovens e as drogas
Adultério
Fornicação
Assassinato
Divórcio
Rebeldia

Deus tem nos mostrado uma forma de reedificarmos algo verdadeiro para Ele para que o pais que é formado de pessoas e não de casas e prédios seja um lugar digno de se habitar.


Nós fomos chamados para acabar com isso em nossos dias, para edificarmos algo para o Senhor...as vezes estamos diante de tudo isso nos nossos dias e não fazemos nada, cruzamos os nossos braços como se nada estivesse acontecendo e pronto.

Mas Deus espera homens e mulheres de Deus nessa geração que se levante para mudar essa sociedade corrompida e destruída pelo sistema de satanás.

Hoje infelizmente, olhamos a televisão vemos desgraça atrás de desgraça e pior ainda não nos indignamos, não ficamos com raiva, mas Deus está esperando uma geração que fica indignada com essa realidade do nosso mundo e não somente fique indignado mas que esteja dispostos a transformar essa sociedade.

Muitas vezes olhamos e dizemos: “isso é normal” mas não podemos mas ver dessa forma, devemos nos indignar sim, para que possamos mudar essa geração.

Mas qual é o tipo de pessoa que Deus espera?

Amados existe um homem que quis fazer e fez a diferença em meio a uma geração perversa, esse homem foi Davi, e quando falamos de Davi o Senhor nos leva a lembrar o que Ele como Deus quer edificar em nós como servos e filhos dEle.

Amados para mudarmos essa sociedade, ou na verdade uma parte dela, precisamos ter um coração como Davi tinha.

Em Atos 15:16-17 vemos o que Deus disse: “Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei.17 Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome,”

Amados o Tabernáculo de Davi era uma tenda, totalmente diferente do de Moises e o templo de Salomão onde havia ouro e pedras preciosas, mas o que Deus quer restaurar nesse tabernáculo? O que havia de tão especial nesse tabernáculo?

Esse tabernáculo nada mais era que o coração de Davi, o desejo pela glória de Deus, Ele vivia em uma época onde as pessoas não estavam nem ai para Deus, e hoje não é diferente as pessoas não querem saber da presença de Deus.

Mas Ele quer restaurar para como diz no verso 17 “Para que os demais homens busquem o Senhor”. Imaginem um pais, cidade, estado onde os demais homens buscam o Senhor? Com certeza seria um lugar maravilhoso de se habitar.

Esse é um dos motivos que Deus quer restaurar o coração de Davi em nós, para nos fazer homens e mulheres segundo o Seu coração (Atos 13:22)

Mas existe algumas características em Davi que devemos trazer para nós se realmente quisermos transformar essa nação e Edificar algo que prevaleça.

1ᵃ Caracteristica:

Davi se importava com a Presença de Deus

1Crônicas 13:1-3
“Consultou Davi os capitães de mil, e os de cem, e todos os príncipes; 2 e disse a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se vem isso do SENHOR, nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arredores, para que se reúnam conosco; 3 Vamos trazer de volta a arca de nosso Deus, pois não nos importamos com ela durante o reinado de Saul.”

Amados hoje vivemos a época de Saul, onde realmente as pessoas não se importam com o Senhor, onde estão mais preocupados consigo mesmas com seus desejos e seus anseios, Fp. 3:18-19 “Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.19 O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.”

Hoje nós como cristãos devemos mais do que nunca nos importarmos com a presença de Deus, as pessoas hoje se importam somente com aquilo que as satisfazem, não se preocupam com dar prazer ao Senhor, pensam somente em coisas terrenas, e infelizmente isso acontece até no meio da igreja de Cristo as pessoas buscam a benção de Deus e não o abençoador.

É somente olharmos para as igrejas neopetencostais onde é somente benção, curas, milagres é somente aquilo que vai ficar na terra, "entre e receba sua benção" vemos escritos em banners de igrejas, isso é terrivel, Deus quer restaurar um lugar onde Ele é apreciado, onde Ele é o centro, onde Ele é O Senhor e nos os servos e não ao contrário.

Devemos ter um coração sedento como de Davi pela presença de Deus, pela glória dEle e é essa a segunda característica na vida de Davi.

2ᵃ Caracteristica:

Davi era sedento pela glória de Deus

Salmo 42:1
“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.”

Não sei se você sabe o sentido e a profundidade desse texto, deixe eu te explicar algo então:

A corça é um mamífero que quando ela está com muita sede a sua pele começa a criar rachaduras que exalam um odor que chama a atenção de predadores e se ela não achar água certamente morrerá, pois ursos, onças e etc sentirão o cheiro e devorarão ela, então para corça a água é motivo de SOBREVIVÊNCIA.

E para nós temos sido sedentos pelo Senhor? Enquanto Deus não for motivo de sobrevivência para nós, não teremos o melhor dEle, seja como uma corça e anseia pelas águas de Deus, assim como Davi era.


Salmos 84:2,3,10
“A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!3 O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! 10 Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.”

Amados alguém que é sedento é alguém que tem um imenso desejo, quantos aqui tem um imenso desejo pelo Senhor? Nós temos que ser desejosos pelo Senhor, pois amado, você ama e busca aquilo que você deseja.

Davi era tão desejoso que decidiu buscar a presença do Senhor, não adianta amados se não desejarmos a presença e a glória de Deus, nós não mudaremos nada em nossa nação, nós não faremos a diferença, pois estaremos indo na força do nosso braço e não na dependência do nosso Deus.

Davi venceu mas foi através de ser um sedento pela glória de Deus.

3ᵃ Caracteristica:

Davi estava disposto a mudar a situação mesmo que parecesse difícil

Amados os desafios serão colocados todos os dias diante de nós, na verdade o nosso maior desafio hoje como igreja de Cristo é levar o evangelho e mudar a nossa nação, mas assim como Davi nós não devemos esmorecer diante dos desafios.

LEIA: 1 Sm 17:23-26,31-50

Deus procura homens e mulheres valentes que estão dispostos a lutar contra o sistema mundano, contra demônios para que o Reino dEle se estabeleça em nossa geração.

Mas sabe o que acontece com a nossa geração de Saul é que muitos ficam como ele totalmente parados e não fazem nada a respeito, por que estão acostumados com a mordomia, era para Saul enfrentar o gigante pois ele era o rei daquela época, mas ele não teve coragem como muitos de nós hoje não temos de nos levantar e irmos para guerra como guerreiros do Senhor.

Vivemos na era da passividade, dos braços cruzados, a era fast food, onde ninguém quer pagar o preço, onde as pessoas querem as coisas mais fáceis de se conseguir, parece que ninguém está disposto a pagar o preço.

Deus deseja homens e mulheres como Davi que se levantem com uma indignação santa no coração e lute por esta nação com Davi lutou pela nação dele, homens e mulheres que olham para sociedade e não aceitam ver o que está acontecendo, mas que se levantam para mudar através do poder de Deus.

Quantos estão dispostos a isso?

Deus quer reedificar o coração de Davi em nossos corações, Ele quer levantar uma geração de homens e mulheres que se importam com Sua presença, que são sedentos por sua glória e que enfrentam qualquer desafio.

Os homens que transformaram nações através do Senhor, foram homens que como Davi dependeram do Senhor e esse é a estirpe de pessoas que Deus espera para a nossa geração.

Deus abençoe.

Henrique
Discipulador de Jovens e Adolescentes


Download da Palavra em Word

Nenhum comentário:

Postar um comentário